A Qualcomm anda a prometer lançar um SoC capaz de dar vida a smartphones de topo, porém significativamente mais baratos, há alguns anos. É uma promessa gira, que até agora não deu grandes frutos. Sim, é verdade que o Snapdragon 8s já não é uma novidade para ninguém, e até já deu vida a vários smartphones.
Mas, pelo menos até aqui, não impressionou nada nem ninguém. Será diferente com o Gen 4?
Snapdragon 8s Gen 4: Topo de gama que não custa os olhos da cara?
Ao que tudo indica, a Qualcomm está farta de deixar o melhor apenas para quem tem a carteira recheada. É exatamente por isso que temos agora de dar as boas vindas ao novo Snapdragon 8s Gen 4. Um SoC que chegou oficialmente para levar performance de topo a smartphones mais em conta.
Parece interessante? Temos de salientar que não estamos a falar de um chip qualquer. Este menino traz quase tudo o que importa num topo de gama, felizmente, sem puxar tanto pela carteira. Mas existem compromissos.
Sim, é verdade que ainda usa o processo de fabrico de 4nm (em vez dos novíssimos 3nm), além disso, continua a apostar nos núcleos Kryo em vez dos mais recentes Oryon. Mas… Isto interessa?
Afinal de contas, a Qualcomm promete até 49% mais performance gráfica face à geração anterior, bem como melhor eficiência energética. Isto num chip que, na teoria, vai ser mais barato de integrar nos smartphones de gama alta.
Performance de luxo a um preço mais simpático!
Com um setup de CPU em ‘1 + 3 + 2 + 2’, o core principal chega aos 3.2GHz e os restantes andam bem perto disso. Em termos de CPU, a Qualcomm diz que o ganho ronda os 31%, com menos consumo de energia (39%). Nada mau para um chip “menos premium”.
No capítulo da conectividade, há de tudo um pouco:
- Wi-Fi 7
- Bluetooth 6.0
- LPDDR5X RAM a 4800MHz
- UFS 4.0 para armazenamento rapidíssimo
Só falta mesmo o suporte para mmWave 5G. Fica pelos sub-6GHz, com velocidades até 4.2Gbps.
AI, câmaras e vídeos em 8K? Tudo incluído!
Este 8s Gen 4 também traz melhorias brutais na vertente de Inteligência Artificial, com um NPU até 44% mais rápido, o que dá jeito com a moda dos assistentes AI a invadir tudo.
Entretanto, se gostas de vídeo e fotografia, também não vais ficar mal servido:
- Suporte para sensores até 320MP
- Gravação 4K HDR a 60fps
- Reprodução 8K HDR a 60fps
Em suma, a ideia da Qualcomm é clara: este chip vai parar a muitos smartphones potentes, especialmente da malta chinesa como a Xiaomi, Realme ou Honor. Vai ser aquele equilíbrio entre preço e performance que agrada a quem quer topo de gama sem ter de vender um rim.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


