Como deve saber, hoje é dia de Nintendo Switch 2 e, sim, vamos ter uma hora de Direct cheia de promessas, cartuchos virtuais e jogos relançados. Mas, temo cada vez mais que a Switch 2 não vai ser um sucesso similar ao da Switch de 2017.
O mercado está muito diferente, as consolas estão a perder um pouco da sua identidade para se juntarem ao PC, e como tal, o que me está mesmo a fazer levantar a sobrancelha é algo que se anda a esconder dentro do Windows 11: um possível modo handheld.
Esquece a Switch 2. Se a Microsoft quiser, o mercado está feito!
Sim, leste bem. A Microsoft pode estar finalmente a fazer aquilo que todos os donos de PCs portáteis tipo ROG Ally, Lenovo Legion Go ou outros “mini-monstros” andam a pedir há anos. Ou seja, uma interface decente para ecrãs pequenos controlados por comandos.
No fundo, algo que a Steam Deck já faz, mas agora com o Windows à mistura.
Isto é algo que já noticíamos durante o dia de hoje, graças a um leak vindo de um build Insider do Windows 11 que por sua vez mostra novas opções escondidas no código, nomeadamente algo chamado “Full screen experience” ligado à categoria “GamingPosture”.
- Traduzindo: uma espécie de modo consola para Windows. E melhor ainda: parece que vamos ter várias opções de layout à escolha.
Basicamente, a Microsoft percebeu que há um potencial tremendo para transformar um PC em uma consola.
E então?
Simples. Isto é algo que poderá transformar ainda mais o mercado, e por sua vez derrotar a ideia base que dá vida às consolas híbridas da Nintendo. Aliás, tendo em conta tudo isto, bem como um aumento significativo no preço… A Switch 2 pode ter um futuro muito menos brilhante do que aquilo que muitos pensam.
A questão agora é perceber como as coisas vão andar para a frente.