A Qualcomm continua a mostrar que não esqueceu o segmento de gama média. Assim com o lançamento do novo Snapdragon 7 Gen 4, reforça a sua estratégia de tornar a inteligência artificial mais rápida e acessível em dispositivos mais económicos. Este novo processador representa um salto significativo face à geração anterior, tanto em desempenho como em capacidades de IA.
Chegou o Snapdragon 7 Gen 4 com aposta na IA!
O Snapdragon 7 Gen 3, lançado em 2023, já equipava smartphones de marcas como a Honor e a Vivo, oferecendo um equilíbrio interessante entre potência e preço. Agora, a Qualcomm está pronta para elevar a fasquia com a nova geração. Assim promete melhorias consideráveis.
Entre as principais novidades está uma melhoria de 65% no desempenho de IA face ao modelo anterior. Isto segundo dados da própria Qualcomm. Esta evolução é particularmente relevante. Tudo numa altura em que a inteligência artificial começa a ser cada vez mais integrada em tarefas do dia a dia. São exemplo disso, a geração de imagens com modelos como o Stable Diffusion 1.5, agora suportado diretamente no dispositivo.
O novo Snapdragon 7 Gen 4 mantém o GPU Adreno e o CPU Kryo. Assim garante continuidade com as gerações anteriores. No entanto com um desempenho bastante reforçado. A Qualcomm destaca ainda que o processamento no próprio dispositivo (on-device) foi uma das prioridades nesta versão, um ponto que normalmente limita os processadores de gamas mais acessíveis.
Na vertente fotográfica, a empresa introduziu funcionalidades de IA diretamente no hardware, nomeadamente para tarefas de exposição automática e focagem. É a primeira vez que estas operações são integradas diretamente no chip, o que poderá resultar em melhorias significativas na qualidade e velocidade da câmara.
Entretanto no desempenho gráfico e de processamento geral, há também ganhos expressivos. Assim temos +30% de performance na GPU para jogos e +27% na CPU, graças ao novo Adaptive Performance Engine 4.0, que distribui os recursos de forma mais eficiente durante cenários exigentes.
A Qualcomm confirmou que Honor e Vivo serão novamente as primeiras marcas a adotar este novo processador. Isto com os primeiros modelos a serem anunciados ainda este mês.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!