Smartphones em 2023: Ano difícil, mas interessante!

O ano de 2023 vai ser um ano extremamente curioso no mundo da tecnologia, nomeadamente no mundo dos smartphones, sabe porquê? É muito simples, os preços estão a aumentar! Mas os consumidores têm menos dinheiros disponível para gastar em tecnologia.

O que significa isto? É aqui que a coisa ganha piada, é que enquanto algumas fabricantes vão aumentar preços para tentar manter as suas percentagens de lucro, outras vão tentar remar contra a maré, de forma a ganhar alguma quota de mercado.

Já temos alguns exemplos disto mesmo! Como é o caso da Nubia com o seu novíssimo RedMagic 8 Pro, que foi anunciado a 649€, e é o caso dos novos Galaxy S23, que pelos vistos, vão aumentar consideravelmente de preços nos modelos S23+ e S23 Ultra.

Smartphones em 2023: Ano difícil, mas interessante!

Topos de gama, android
Topos de Gama Android do ano passado

Portanto, depois da loucura dos componentes, dos chips, dos telemóveis, das TVs, dos carros, etc… Estamos numa altura de inflação e incerteza económica,em que os consumidores preferem não arriscar, e por isso mesmo, olham com maus olhos para aumentos de preço. Afinal de contas, quer um telemóvel novo em cima da mesa, ou atestar o seu carro?

Ainda assim, numa altura em que a produção e logística continua cara, o que fazem as grandes fabricantes que precisam de mostrar resultados aos investidores? Aumentam os preços, claro está!

- Advertisement -

Foi o que a Apple fez em Setembro, claro que resultou bem para os modelos Pro, e menos bem para os modelos non-Pro. É aquilo que a Samsung vai fazer em Fevereiro, e logo se vê o que a Xiaomi, Vivo e Oppo vão fazer logo a seguir.

Está a ver aquela clássica cena dos filmes, em que a personagem principal tem dois caminhos à sua frente, e não sabe qual escolher? É exatamente isto que todas as fabricantes vão ter de fazer em 2023!

Volto a apontar para o RedMagic 8 Pro da Nubia, que apesar de não ser um aparelho de uma marca premium, e de claro, não oferecer uma experiência de software ao nível da Apple ou Samsung. A verdade é que temos um aparelho equipado com o processador mais poderoso do mundo Android, 12GB de RAM de última geração, 256GB de armazenamento UFS 4.0, uma bateria de 6000mAh, um ecrã OLED incrível, um design muito interessante, tudo isto por 649€! Um preço que fica aquém dos preços dos modelos do ano passado.

Ou seja, a Nubia optou por seguir o caminho da ‘baixa’ de preços, para tentar roubar quota de mercado às grandes. Será o mais correto? Vamos estar cá para ver.

Entretanto, a Samsung parece ter escolhido o caminho do ‘aumento’ de preço? Será o mais correto? Duvido muito! Visto que o mundo dos usados e recondicionados está a crescer de forma muito significativa, o que claro, demonstra que não há dinheiro no mercado. Ainda asism, é uma decisão que vai muito provavelmente definir muita coisa no mundo Android em 2023, e claro, nos próximos anos. Afinal, se porventura a Samsung aumentar mesmo os preços, e a coisa correr bem… Prevejo muita coisinha má para o nosso futuro como consumidores.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.