Como já deve ter percebido, fora o lado dos smartphones dobráveis que ainda tem espaço para evoluir, o mundo dos telemóveis está completamente estagnado, sem grandes sinais de inovações ou revoluções. Aliás, acredito que este ano de 2024 foi um dos piores de sempre, bastando olhar para aquilo que as marcas de referências fizeram ou ainda vão fazer até Dezembro.
- Nota: Ainda vamos dar as boas vindas ao Xiaomi 14T e Galaxy S24FE.
Isto é cansativo e até desapontante. Visto que já chegámos a um ponto em que uma fabricante que foi buscar inspiração à Apple no início da sua atividade (Nothing), viu a Apple a ir buscar inspiração aos seus produtos. É o cúmulo da falta de ambição e imaginação.
Smartphones é um mundo de imitação! Onde está a inovação?
Portanto, ao mesmo tempo que os níveis de performance parecem estagnar à medida que se torna cada vez mais complexo (e caro) saltar para novos processos de produção de chips. A realidade é, se formos analisar bem o que se passa no mercado, vamos olhar para um iPhone 16 que é na verdade um iPhone 15s. Isto quando o próprio iPhone 15 já foi uma leve melhoria face aquilo que o iPhone 14 trouxe para cima da mesa.
Isto também acontece no lado da Samsung! Onde os smartphones tradicionais Galaxy S estão presos ao mesmo exato design desde 2022, e ao que tudo indica, apesar de algumas diferenças em 2025, a mudança vai acontecer apenas no modelo Ultra, e ao que tudo indica, vai ser extremamente ligeira.
Aliás, até nos dobráveis, a Samsung já começa a apresentar algumas dificuldades. Sendo ultrapassada por todos os lados ao longo deste ano de 2024. Ao mesmo tempo que mantém designs e níveis de performance, a preços cada vez mais altos.
O que se passa? Para onde vamos? Faz sentido andar a pedir dinheiro, cada vez mais dinheiro, pelo mesmo smartphone? Até onde vão os consumidores permitir que isto aconteça? Qual é a solução? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!