Há uma ideia a circular que vai certamente deixar muitos fĂŁs do mundo Android a salivar, uma ideia que está um pouco errada. Estamos a falar do facto de a UniĂŁo Europeia querer obrigar todos os smartphones vendidos no espaço europeu a ter baterias substituĂveis atĂ© 2027.
Mas será que isso significa o regresso das tampas traseiras amovĂveis e baterias que se trocam em segundos? Nem por isso!
Smartphones com baterias substituĂveis? Muita calma!
Isto significa que vamos ver smartphones como o Pixel 12 ou Galaxy S27 com baterias removĂveis. Infelizmente nĂŁo. As novas “regras” estĂŁo a ser mal interpretadas por quase todos.
Isto porque, o regulamento europeu diz que a bateria deve ser “facilmente substituĂvel por consumidores”. O que claro está, nĂŁo significa uma mudança radical no design dos smartphones.
Aliás, a exigência é apenas que a troca possa ser feita com ferramentas comuns, sem solventes perigosos ou calor aplicado. Ou seja, isso ainda pode implicar abrir o telemóvel com uma ventosa, lidar com adesivo e retirar parafusos.
Portanto, como já deve ter percebido, nĂŁo vamos ter um regresso ao passado, onde era possĂvel tirar a tampa e mudar a bateria em qualquer coisa como 15 segundos. Isso nunca mais vai acontecer. A mudança Ă© positiva, mas nĂŁo chega para matar a era dos designs selados.
AtĂ© pode acontecer uma ou outra fabricante ir por esse caminho. Mas a Apple, Google, Xiaomi, Samsung, etc…? Pode esquecer! Especialmente nas gamas mais altas.
Entretanto, como sempre, o objetivo da UE Ă© claro: reduzir o lixo eletrĂłnico e prolongar a vida Ăştil dos equipamentos. O que Ă© Ăłtimo. Mas nĂŁo te entusiasmes demasiado que nĂŁo vale a pena.