Há uma ideia a circular que vai certamente deixar muitos fãs do mundo Android a salivar, uma ideia que está um pouco errada. Estamos a falar do facto de a União Europeia querer obrigar todos os smartphones vendidos no espaço europeu a ter baterias substituíveis até 2027.
Mas será que isso significa o regresso das tampas traseiras amovíveis e baterias que se trocam em segundos? Nem por isso!
Smartphones com baterias substituíveis? Muita calma!
Isto significa que vamos ver smartphones como o Pixel 12 ou Galaxy S27 com baterias removíveis. Infelizmente não. As novas “regras” estão a ser mal interpretadas por quase todos.
Isto porque, o regulamento europeu diz que a bateria deve ser “facilmente substituível por consumidores”. O que claro está, não significa uma mudança radical no design dos smartphones.
Aliás, a exigência é apenas que a troca possa ser feita com ferramentas comuns, sem solventes perigosos ou calor aplicado. Ou seja, isso ainda pode implicar abrir o telemóvel com uma ventosa, lidar com adesivo e retirar parafusos.
Portanto, como já deve ter percebido, não vamos ter um regresso ao passado, onde era possível tirar a tampa e mudar a bateria em qualquer coisa como 15 segundos. Isso nunca mais vai acontecer. A mudança é positiva, mas não chega para matar a era dos designs selados.
Até pode acontecer uma ou outra fabricante ir por esse caminho. Mas a Apple, Google, Xiaomi, Samsung, etc…? Pode esquecer! Especialmente nas gamas mais altas.
Entretanto, como sempre, o objetivo da UE é claro: reduzir o lixo eletrónico e prolongar a vida útil dos equipamentos. O que é ótimo. Mas não te entusiasmes demasiado que não vale a pena.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!