Smartphones com bateria removível. Há outro problema!

Como deve saber, apesar de algumas exceções nas regras já aprovadas da União Europeia, é esperado que a partir de 2027 seja completamente normal trocar uma bateria em casa.

Talvez não seja possível voltar aos tempos dos Nokia, e primeiros Samsung, mas é um dos grandes objetivos da UE facilitar a troca de uma bateria, para que um smartphone dure mais alguns anos.

Mas, a troca de bateria não nos livra de um outro problema. Afinal, enquanto trocar a bateria é incrível, ficar agarrado aos caprichos da fabricante do seu smartphone não é de todo muito positivo.

Smartphones com bateria removível. Há outro problema!

Portanto, num mundo perfeito, uma bateria devia ser como um cabo USB-C. Ou seja, o conector devia ser igual para todos os aparelhos, e o tamanho também, dessa forma, seria extremamente fácil comprar baterias de marcas fora do domínio das fabricantes, a preços incrivelmente baixos.

Aliás, isto já aconteceu há alguns anos atrás, sendo possível comprar baterias para telemóveis Nokia em qualquer loja de esquina, com a mesma bateria a ser compatível com uma mão cheia de aparelhos.

Como é óbvio, as coisas mudaram, e hoje em dia encontrar baterias com o mesmo formato, a encaixar em smartphones diferentes seria extremamente difícil. Aliás, ter um tamanho “padrão” para todos os aparelhos seria uma limitação incrível em cima das fabricantes, e iria com toda a certeza ter um grande impacto na inovação e desenvolvimento de novos aparelhos.

Porém, já não seria mau ter um mercado aberto, com várias outras empresas a lançar baterias para muitos dos smartphones mais populares. Desta forma seria fácil fugir às garras da Samsung, Apple, Xiaomi, Huawei, etc… Comprando baterias muito mais baratas, mas ainda assim de qualidade, no mercado aberto. Acha que isso vai acontecer? Provavelmente não. Acredito que vamos ver conectores proprietários, o que por sua vez nos vai manter agarrados às marcas que produziram os nossos smartphones, a preços pura e simplesmente assustadores.

Algo que acaba por derrotar um pouco todo o objetivo da coisa.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acha que vai ser possível manter os mesmos níveis de inovação e durabilidade com baterias removíveis? Ou vamos perder a resistência a água e pó nos smartphones do futuro? Acha que vai ser possível voltar a comprar baterias em qualquer loja, ou isso também é um sonho improvável? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Ignorar este alerta sobre o Amazon Prime Day pode sair-lhe caro! 

O Amazon Prime Day vai transformar os dias 16 e 17 de Julho numa verdadeira loucura em termos de compras. É um evento anual...

Máquina de lavar: qual a melhor velocidade de centrifugação?

Por vezes, a velocidade de centrifugação da máquina de lavar roupa determina-se pelo ciclo que utiliza. No entanto, se tiver de definir manualmente a velocidade...

É o fim das ideias originais no mundo mobile?

Como deve saber, a Samsung já teve o seu segundo grande evento do ano, onde renovou várias gamas de produtos, e até lançou gamas...

É boa ideia ter o modo de poupança de bateria sempre ativado?

Com o passar do tempo muitas pessoas têm começado a valorizar cada vez mais a duração da bateria do telemóvel. É por esse motivo...

Comprar uma Box Android barata para IPTV pode sair muito caro! 

A utilização de qualquer dispositivo baseado em Android, pode abrir novos caminhos interessantes para o entretenimento. Aliás é por esse motivo e sobretudo pela...

Galaxy Watch Ultra vs Galaxy Watch 7: O que muda?

Apesar do facto de a grande maioria dos holofotes estar em cima do novo Galaxy Watch Ultra, a realidade é que o novo modelo...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados