Smartphones caros e a encarecer mais. Porquê?

Bem, na realidade, não vamos falar apenas e só dos smartphones. Porque a realidade é… Está tudo mais caro! Comprar uma TV, um frigorífico, um tablet, um smartphone, um simples relógio inteligente, ou um carro (seja ele a gasolina, a gasóleo, ou 100% elétrico) é agora muito mais caro, relativamente ao que era há 1 ou 2 anos atrás.

Porquê? Bem, temos o impacto da crise de chips, da crise de materiais base, do facto de a distribuição de produtos na cadeia global de fornecimento ter ficado mais complicada (petróleo super caro, e poucos contentores para tantos produtos), e por isso mais cara. Temos também a inflação. Mas sabe qual é o fator mais importante no meio de tudo isto? É a forma como o mundo empresarial funciona!

Smartphones caros e a encarecer mais. Porquê?

Portanto, quando uma empresa consegue chegar a recordes de vendas, e de lucratividade, que foi o que aconteceu, no geral, a quase todas as fabricantes de tecnologia entre 2020 e 2022, fica um pouco complicado mudar o paradigma. Como deve imaginar, na forma como o mercado funciona, ver uma trajetória descendente, nunca é bem visto pelos acionistas.

Sendo exatamente por isso que numa altura de baixa procura, que claro está, acontece porque os consumidores compraram tudo o que tinham para comprar na altura da pandemia, fosse telemóveis, TVs, cozinhas completas, etc… Temos um aumento de preços, para que as fabricantes consigam ir buscar mais dinheiro, por cada unidade vendida, e assim manter um nível de lucratividade pelo menos similar ao passado, apesar do facto de o número de vendas estar, muitas vezes aquém, daquilo que aconteceu nos anos pandémicos.

- Advertisement -

Ou seja, os preços estão a aumentar, e vão aumentar ainda mais! Porque os anos de COVID não estão a ser tratados como uma exceção à regra. Assim, as empresas estão, no geral, a fazer comparações com anos completamente atípicos de procura, que provavelmente nunca mais se irão repetir. Curiosamente, estão a aumentar preços, numa altura de incerteza económica também ela nunca antes vista, e com inflação galopante. Uma inflação, que também muito se deve a esta forma de fazer as coisas.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.