Smartphones: 2024 pode ser um ano para NÃO COMPRAR!

Como já deve ter percebido, muito tem vindo a ser dito acerca de tudo aquilo que vai mudar no mundo dos smartphones nos próximos 1~2 anos.

Mais concretamente, estamos a falar da chegada de novas tecnologias capazes de esconder a câmara frontal sem meter em causa a qualidade de imagem, baterias capazes de oferecer mais horas de autonomia sem influenciar a grossura e prdo do aparelho, técnicas de refrigeração mais poderosas e eficientes para os componentes internos, e claro, um enorme foco no lado do software, mais concretamente na integração de funcionalidades baseadas em algoritmos de Inteligência Artificial.

Curiosamente, a Samsung até fez algumas contratações interessantes para revolucionar o design dos seus futuros Galaxy S25. (Contratações vindas do mundo automóvel!)

Mas, onde temos de focar a nossa atenção, é neste novo e renovado foco no software. Uma mudança que vai inegavelmente significar um aumento muito significativo na exigência no campo da performance, especialmente no lado do processador, bem como na quantidade de memória disponível.

Em suma, o mercado está a mudar a um ritmo incrível! Mas… Isto também levanta algumas questões. Afinal… Qual é a melhor altura para mudar de smartphone?

Smartphones: 2024 pode ser um ano para NÃO COMPRAR!

pixel, 7a, iphone, apple, 15 pro max

Portanto, muito honestamente, começo a achar que o próximo ano de 2024 pode ser um ano de “espera” e não de “compra“.

Afinal, ninguém sabe ainda muito bem como é que as novas funcionalidades baseadas em IA vão ser implementadas, nem que tipo de experiência vamos ter. Aliás, não fazemos ainda ideia se o hardware atual vai ser capaz de lidar com todo o novo software que as fabricantes estão a lançar.

Quer um exemplo? Vários especialistas afirmam que a nova loucura na IA vai obrigar a um aumento muito significativo na capacidade de memória RAM (12~20GB). Porém, vários rumores apontam para uma Samsung pronta a lançar um S24 Ultra limitado a 12GB de memória RAM.

Além disso, temos também agora dados de que a Qualcomm está a planear mudar o design dos seus processadores, para ser capaz de aproveitar os 3nm da TSMC, de forma a oferecer muito mais performance sem impactar (muito) a autonomia da bateria. Se a Qualcomm quer mudar o design, que anda a ser apenas evoluído e quase nunca revolucionado nos últimos quase 10 anos… Sou sincero, a coisa começa a ligar alguns alarmes na minha cabeça.

iPhone, Android, S23, Pixel

Curiosamente, fabricantes como a Samsung estão a planear grandes “redesigns” para 2025, o que também acaba por passar a mensagem de que as grandes mudanças não vão acontecer agora, mas sim apenas dentro de 1~2 anos.

Porém, é também expectável que os preços voltem a aumentar nos próximos anos. Ou seja, quanto mais esperar, mais vai gastar.

Em suma, quer mudar de smartphone agora? Ou prefere esperar para ver? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.