Na realidade, isto não é uma grande novidade. A Samsung e Huawei já fizeram isto com muitos smartphones ao longo dos anos. Ou seja, podias ligar o teu smartphone a um monitor via cabo USB-C, e rapidamente iria aparecer um sistema operativo com o mínimo indispensável para trabalhar.
Só precisarias de um teclado, e até poderias usar o smartphone como touchapd.
Mas… no iPhone? Isto nunca aconteceu. O que é uma pena, porque da mesma forma que a Apple vai usar o processador de um iPhone para dar vida a um MacBook mais barato, também podia ser possível usar um iPhone para ter umas espécie de Mac mini em casa.
Aliás, há quem já tenha conseguido fazer isso.
Smartphone que ligado a um monitor é um PC. Podia ser o iPhone!
Portanto, há muito que se sabe que o iOS e o iPadOS são praticamente o mesmo sistema operativo, apenas com algumas diferenças ligeiras. A Apple é que decide o que cada um pode ou não fazer.
Dito isto, nos iPads, há multitasking a sério, janelas flutuantes, Stage Manager e afins. No iPhone… esquece. A Apple nunca quis que o iPhone roubasse espaço ao iPad, quanto mais ao Mac.
Mas um utilizador no Reddit decidiu ignorar esse bloqueio e provou que o iPhone 17 Pro Max tem poder de sobra para ir muito além do que a Apple permite.
Mais concretamente, conseguiu instalar iPadOS no iPhone graças a um exploit no iOS 26.1. E não ficou por aí.
O telefone foi ligado a um monitor externo e transformou-se num “Mac de bolso”, com janelas abertas lado a lado e multitasking total. Ou seja, aquilo que tanta gente pede há anos e a Apple insiste em dizer que “não faz sentido num iPhone”.
Mas… A verdade é que o mercado já faz isto há anos!
A ironia é que o Android já faz isto desde 2017 com o Samsung DeX. Hoje, até smartphones de gama média conseguem ligar-se a um monitor e funcionar como um mini PC. O problema? As pessoas simplesmente não usam. A maioria dos consumidores não tem paciência nem interesse para testar este tipo de funcionalidades.
Eu acredito que num futuro vai ser possível usar o smartphone como máquina computacional principal dentro e fora de casa. Mas… Hoje em dia? Nada disso. O PC é o PC, o portátil é o portátil, e o smartphone é o smartphone.
Aliás, é exatamente por isso que a “moda” das consolas portáteis está a voltar, apesar do poderio imenso de qualquer smartphone de gama média para cima.
Ou seja, a tal “ameaça ao Mac” provavelmente nem era ameaça nenhuma. Mas… Podia ser um extra interessante.
Vai mudar? Não contes com isso
Se há coisa que a Apple detesta é dar demasiada liberdade ao utilizador. Por isso, a vulnerabilidade que deu origem a tudo isto já foi corrigida nas versões de teste do iOS 26.2.
O iPhone podia ser um mini Mac. Podia até ser uma consola portátil. Mas a Apple não quer.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


