As pessoas estão cada vez mais dependentes dos smartphones. Em média, passamos cerca de quatro horas por dia a olhar e a tocar no ecrã que transportamos no bolso todos os dias. No entanto estes equipamentos têm uma limitação. Uma bateria que chega ao fim. Nessa altura temos necessidade de o ligar a um carregador. O problema é que muitos smartphones levam horas a carregar. É verdade que há formas de acelerar isto mas será que resultam mesmo? Por exemplo, ter o smartphone no modo de avião ajuda-o a carregar mais depressa?
Smartphone no modo de avião ajuda a carregar mais depressa?
Esta é uma das dicas que é várias vezes referida. Enquanto carrega, coloque o seu telemóvel no modo de avião, para que o processo seja mais rápido. É que na teoria quando o faz deixa de queimar continuamente energia a tentar ligar-se às torres de telemóveis e a tentar localizar onde está via GPS.
O truque funciona, de facto, até certo ponto, mas tem algumas ressalvas. A razão para isso é que, enquanto o telemóvel está no modo normal, está continuamente a tentar enviar sinais para as torres de telemóveis e identificar a sua localização. E apesar de o seu telefone ter provavelmente GPS assistido, que calcula as coordenadas da sua localização utilizando a rede de telemóveis em vez de satélites, a função continua a gastar muita energia. Isto deve-se ao facto de a localização impedir que o telemóvel entre no modo de suspensão de poupança de energia.
Quando se muda para o modo de avião, desliga-se a receção dessas transmissões de rádio e, consequentemente, o telemóvel carrega mais rapidamente. Mas não fique muito entusiasmado, porque não lhe vai poupar assim tanto tempo. Em alguns casos o modo avião apenas reduziu quatro minutos do tempo de carregamento de um telemóvel num teste e 11 minutos noutro.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!