Os smartphones estão cada vez mais potentes, e em muitos casos também mais eficiente. Porém, há um ponto que teima em ficar para trás, ou a não crescer da mesma forma. Estamos a falar da bateria, mais concretamente da sua autonomia.
Mas, enquanto algumas fabricantes andam a apostar em smartphones super-finos, o que por sua vez afeta ainda mais este campo, outras querem enredar por outro caminho. É porque isso que um novo rumor sugere que há um novo flagship em testes com uma bateria de 9.000 mAh. Um número simplesmente absurdo para um smartphone moderno.
Smartphone com bateria de 9.000 mAh? Está a caminho!
Portanto, caso não saiba, enquanto o S25 Ultra continua preso aos 5000 mAh (e tudo indica que o S26 Ultra vai pelo mesmo caminho), o recordista do mundo mobile é o Xiaomi 17 Pro Max com uma bateria de 7500 mAh.
Mas, já existe um outro aparelho, com o mesmo SoC Snapdragon 8 Elite Gen 5 quase pronto a fazer das suas no mercado. Isto graças à implementação de uma bateria de silício ainda mais avançada, que vai permitir uma maior densidade energética sem aumentar o tamanho e o peso da célula.
Infelizmente ainda não sabemos que smartphone é este. Apenas sabemos que vem da China, e é um concorrente a sério. Não é um daqueles smartphones super grossos que de vez em quando aparecem na Internet.
O que significa uma bateria de 9.000 mAh?
Com uma capacidade assim, podemos estar a falar de dois dias de autonomia real mesmo com uso intenso, ou até mais que isso com uso moderado.
Mas, como sempre, o tamanho da bateria não diz tudo. É preciso que o hardware e software entrem em sintonia, e como tal, mostrem um maior nível de eficiência energética. Basta olhar para o caso do Xiaomi 17 Pro Max, que em alguns testes aguenta 13 horas de uso e noutros nem chega às sete.
Ainda assim, a ideia de um topo de gama com bateria deste calibre é muito apelativa! Especialmente num mercado onde se continua a falar mais de inteligência artificial do que de durabilidade. Por isso, se a carga rápida acompanhar (e tudo indica que sim), este poderá ser o salto energético mais relevante dos últimos anos.
Por agora, o mistério mantém-se. Não sabemos que marca está por trás do projeto nem quando chegará ao mercado. Mas… Estamos entusiasmados!
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!