Quando a sua smart TV começa a falhar, ou seja, aplicações a encerrar sozinhas, falhas de som ou imagem, ou simplesmente a desligar-se sem razão o primeiro impulso é pensar: “Já era. Hora de comprar outra.” Mas nem sempre é necessário entrar já em modo consumista. Muitas vezes, há truques simples que resolvem o problema em segundos. Assim experimente isto antes de deitar fora a sua Smart TV.
Se a sua Smart TV começou a falhar não a deite fora! Faça isto
As apps estão sempre a falhar? Atualize já
Se as aplicações da sua TV se fecham sem aviso ou não abrem de todo, pode estar tudo desatualizado. Muitas TVs não atualizam automaticamente, por isso vá às definições (normalmente em “Definições de rede” ou “Sistema”) e procure atualizações de software.
Se mesmo após atualizar tudo continua na mesma, é possível que a sua smart TV já seja demasiado antiga para suportar as versões recentes das apps. Mas nem tudo está perdido: com um dispositivo como um Chromecast, Fire TV Stick ou Apple TV, consegue voltar a dar-lhe uma nova vida.
A ligação Wi-Fi está instável ou nem conecta?
É mais comum do que parece. TVs com chips Wi-Fi mais fracos (como acontece em modelos mais baratos) sofrem com distâncias longas, paredes ou muitas ligações na rede.
Tente isto:
- Reinicie o router (desligue, espere 60 segundos e volte a ligar);
- Verifique se a TV ainda está ligada ao Wi-Fi;
- Aproxime o router da TV ou use extensores de sinal Wi-Fi;
- Ou, se possível, faça uma ligação direta via cabo Ethernet.
Um truque extra: se tiver um extensor Wi-Fi com porta Ethernet, pode usá-lo como ponto de acesso e ligar a TV por cabo a esse ponto intermédio. Melhora imenso a estabilidade.
Imagem preta? Pegue numa lanterna
Aparece som, mas o ecrã está completamente preto? Aponte uma lanterna diretamente ao ecrã da TV. Se vir uma imagem ténue, o problema está na retroiluminação, e não na parte de processamento. Se não vir nada, verifique as ligações de vídeo: limpe os cabos HDMI, certifique-se de que estão bem encaixados e teste com outro cabo ou porta. Pode parecer básico, mas resolve muitos casos.
A TV desliga-se sozinha?
Primeiro, verifique nas definições se está ativado algum modo de poupança de energia ou temporizador.
Se tudo estiver normal e o problema persistir:
Limpa a zona de ventilação — se estiver demasiado encostada à parede ou a apanhar sol direto, pode estar a sobreaquecer;
Testa a ficha elétrica com outro equipamento, ou use um testador de tomadas;
Inspecione o cabo de alimentação da TV — pode estar danificado.
Áudio atrasado ou fora de sincronização?
Este problema surge sobretudo com colunas externas ligadas por Bluetooth ou por Wi-Fi. Estas ligações sem fios têm sempre um ligeiro atraso. Torna-se mais notável em modelos antigos ou ligações 2.4 GHz.
Sugestões:
Volte a emparelhar os dispositivos e garanta que ambos estão atualizados;
Limpe as ligações físicas, como HDMI ARC ou ótica;
Se possível, utilize cabo. Mesmo que tenha uma coluna Bluetooth, muitos modelos têm entrada auxiliar ou HDMI.
Bónus: A limpeza faz milagres
Parece irrelevante, mas o pó é inimigo da eletrónica. Uma TV suja acumula calor, interfere nas portas de ligação e até atrapalha o Wi-Fi. Limpe a zona da TV pelo menos uma vez por semana, e dê uma revisão nos cabos de 2 em 2 meses.