Sistema start-stop pode ser proibido. Faz sentido?

A tecnologia automóvel que desliga automaticamente o motor quando o carro está parado – um sistema conhecido por start-stop – pode estar com os dias contados. Esta situação surge nos Estados Unidos e acontece após declarações polémicas do novo líder da Agência de Proteção Ambiental (EPA), Lee Zeldin, nomeado pela administração Trump.

Sistema start-stop pode ser proibido. Faz sentido?

Numa publicação feita na rede social X (antigo Twitter), Zeldin criticou diretamente esta funcionalidade, afirmando:

“Start-stop: aquela função em que o carro morre em cada semáforo só para os fabricantes ganharem um troféu simbólico pelo clima. Foi aprovada pela EPA, toda a gente odeia, e agora vamos resolver isso.”

os carros já não precisam de chaves e isso tem os seus riscos!

Apesar de não ter revelado detalhes concretos sobre como pretende “corrigir” a situação, os rumores sugerem que uma possível proibição da tecnologia poderá estar em cima da mesa.

Uma decisão com impacto ambiental

As declarações de Zeldin surgem no contexto de uma revisão mais ampla das políticas ambientais nos EUA. A EPA anunciou recentemente planos para reduzir regulamentações em várias áreas, incluindo veículos elétricos, qualidade do ar e emissões industriais.

A possibilidade de eliminar o start-stop coloca em causa anos de avanços em eficiência energética nos transportes. Para uns, trata-se de liberdade de escolha. Para outros, um retrocesso ambiental significativo.

As vantagens do sistema start-stop

O sistema start-stop não só reduz o consumo de combustível, como também reduz as emissões de gases de escape, desligando o motor quando este está ao ralenti ou quando está em desaceleração a baixa velocidade (menos de 8 km/h). O motor volta a arrancar automaticamente assim que o condutor solta o pedal do travão.

Frequentemente utilizado em veículos híbridos, este sistema está agora nos modelos mais tradicionais. Combina controlos electrónicos inteligentes com uma bateria, um alternador e um motor de arranque reforçados para um funcionamento suave e para compensar os arranques adicionais e a maior necessidade de eletricidade.

carros start-stopO sistema start-stop em marcha lenta pode-se desativar manualmente premindo um botão frequentemente localizado no painel de instrumentos ou na consola.

Entretanto quando está calor, o ar condicionado continua a funcionar com o motor desligado se o compressor de ar condicionado do veículo utilizar um motor elétrico alimentado por uma bateria. Noutros veículos, este compressor pára de funcionar quando o motor pára, mas a ventoinha continua a soprar ar.

No entanto, quando está frio, o sistema é normalmente desativado. Como o desempenho da bateria é afetado pelas baixas temperaturas, os fabricantes optaram por evitar eventuais problemas de arranque devido a energia insuficiente.

Quão útil é?

A tecnologia start-stop pode diminuir o consumo de combustível em cidade em 4-10% ou mais. Mas tudo isto depende das condições de condução e da forma como conduz, como é óbvio. Em suma, será útil para alguns e insignificante para outros.

Entretanto os estudos mais recentes revelam que a poupança de combustível permitida por esta tecnologia ao longo de um período de dez anos situa-se entre os 340 e os 2000 Euros.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais lidas

 
Share to...