Todos queremos estar a conduzir sem barulho. Quer dizer, a menos que seja a música que vem do rádio. No entanto, por vezes, não temos essa sorte. De facto, vamos sossegados na nossa vida e começamos a ouvir um sinal sonoro incessante sem motivo. Mas afinal a que se deve um sinal sonoro no carro que apareceu do nada? Eventualmente pode ser algo que tenha uma solução rápida. Mas por outro lado, pode até ser necessária a intervenção de um mecânico para não ficar parado no meio da estrada.
O que causa um sinal sonoro no carro que apareceu do nada?
Nem todos os carros emitem sinais sonoros pela mesma razão. Por vezes, um automóvel emite um sinal sonoro durante algum tempo e depois pára por si próprio sem resolver o problema subjacente. Nunca se deve considerar os sinais sonoros ou outros ruídos estranhos de ânimo leve, por isso, esteja atento às possíveis causas.
Faróis acesos
Por esquecimento ou se tem filhos que gostam de mexer nos manípulos, o seu carro pode emitir um sinal sonoro até que se lembre de desligar as luzes quando chega ao destino. É uma precaução de segurança importante para que não gaste a bateria. No entanto isto é um problema que afeta menos os carros mais recente. Os veículos mais recentes tendem a vir com uma função de desligamento automático que desliga todas as luzes imediatamente (ou dentro de alguns minutos) depois de desligar o motor. Ocasionalmente, esta função também faz com que as luzes se acendam automaticamente quando se liga o carro novamente.
Travão de estacionamento acionado
Um hábito de condução comum que pode estar a danificar o seu carro é não acionar o travão de mão sempre que pára. Muitas pessoas só o utilizam quando estacionam numa subida e, quando se passa muito tempo sem utilizar o travão de estacionamento, este começa a corroer-se, o que significa que é mais provável que falhe quando o engatar numa subida. Também é importante garantir que não conduz com o travão de estacionamento engatado, e alguns veículos oferecem um lembrete útil, emitindo um sinal sonoro até que o desengate.
Porta deixada aberta
As portas deixadas abertas podem ser o problema com que a maioria das pessoas está familiarizada quando um carro começa a apitar. Pode ter começado a conduzir apenas para o carro fazer ruídos altos e irritantes, o que pode indicar que uma ou várias portas ainda estão, pelo menos, ligeiramente entreabertas.
Chaves deixadas na ignição
Na maioria das vezes, o sinal sonoro começa quando o motor é desligado. Pode esquecer-se de tirar as chaves, mas quando abre a porta, o carro emite um sinal sonoro. Trata-se de um alerta para chamar a sua atenção para o facto de se ter esquecido das chaves, pelo que deve ir buscá-las antes de sair e trancar tudo.
Cinto de segurança desapertado
Algumas pessoas podem esquecer-se de colocar o cinto de segurança por uma razão ou outra, e é por isso que muitos modelos de carros agora emitem um sinal sonoro para o alertar se alguém não estiver a apertar o cinto.
Muitos bancos do condutor e do passageiro têm sensores para que o computador do veículo saiba quando uma determinada área está ocupada. Se alguém estiver sentado e o cinto de segurança não estiver colocado, o carro emite um som alto. Alguns automóveis têm mesmo este sistema de alerta para o banco de trás, pelo que, como condutor, pode saber se alguém está a ignorar o cinto de segurança, mesmo que não o consiga ver.
Problemas eléctricos
Os veículos dependem de uma série de componentes eléctricos, desde fios a sensores, para funcionarem adequadamente. Se algum desses componentes funcionar mal ou se avariar completamente, pode acabar num monte de problemas, razão pela qual muitos carros emitem um sinal sonoro para o alertar de um problema.
Problemas com a bateria
Idealmente, uma bateria de automóvel dura três a quatro anos antes de ser substituída. No entanto, existem muitas razões para que a bateria do seu automóvel esteja a morrer mais cedo do que o esperado, desde a instalação do tamanho errado até à resolução inadequada de problemas de ligação dos terminais. Quando a bateria começa a ficar nas últimas, é provável que note a luz acesa no painel de instrumentos e alguns carros estão equipados para emitir um sinal sonoro quando a bateria está a morrer.