Streaming: a quantidade de dados que cada serviço gasta

Vermos vídeos quando estamos fora de casa é uma das formas mais comuns de passarmos o tempo. Especialmente quando estamos à espera de algo. Dito isto e como os planos não são propriamente ilimitados faz sentido percebermos qual a quantidade de dados que cada serviço de streaming gasta. É que deste modo conseguimos evitar grandes surpresas no final do mês. Consegue ter uma ideia?

Streaming: a quantidade de dados que cada serviço gasta

YouTube

YouTube Premium experiências, streaming serviço dados

- Publicidade -

Vamos começar pelo YouTube. Rapidamente este serviço utiliza 562,5MB de dados/hora se estivermos a utilizar a resolução 480p que é a definição por defeito. Entretanto se quisermos aproveitar ao máximo as resoluções mais altas a 60 frames por segundo, o valor passar para 1,86GB por hora para a qualidade de 720p. Já no caso do 1080p o valor quase que duplica e gastamos 3.04GB por hora. Por fim quem leva a taça de formato mais gastador (e muito mesmo) são os vídeos em 4K. Assim gastam cercam de 15,98Gb por hora.

Netflix

streaming serviço dados

De acordo com as próprias informações da Netflix, uma hora de streaming de vídeo na definição por defeito utiliza aproximadamente 1GB de dados. Ao vermos vídeo de alta definição este número sobe para 3GB. Já a definição ultra-alta utiliza 7GB de dados por hora.

Por defeito, a conta está definida para escolher automaticamente qual a resolução mais adequada à nossa ligação. No entanto podemos ir a Conta > O meu perfil > Definições de reprodução para optarmos manualmente pela qualidade.

Amazon Prime Vídeo

streaming serviço dados

O Amazon Prime Vídeo é apenas um dos muitos serviços da Amazon. Começou em 2006, mas só se tornou num serviço de streaming em 2011. O serviço oferece três resoluções. Se utilizarmos os 480p vamos gastar 800MB de dados/hora. Já na resolução HD o consumo é de 2GB de dados/hora. Por outro lado a opção 4K de ultra-alta definição consome 6GB de dados/hora.

Spotify

streaming serviço dados

O Spotify é mais conhecido como um serviço de streaming de música. No entanto, desde meados de 2016, também oferece um serviço de vídeo em mercados selecionados.

A maioria dos vídeos do serviço estão em alta definição. Entretanto uma hora de streaming utiliza entre 1,5GB e 3GB de dados.

Disney+

Caso o serviço da Disney esteja no modo automático e a ligação à Internet seja boa utiliza cerca de 7.7GB de Dados. Isto na qualidade 4K e com tudo no máximo.

Já no caso da configuração moderada, o Disney+ faz o melhor equlibrio entre qualidade de imagem e poupança de dados. Assim gasta cerca de 2GB de dados por hora. Isto com qualidade 1080HD.

Por outro lado se utilizamos o modo de poupança então vai gastar cerca de 700MB por hora.

HBO

No caso da HBO não existe qualquer informação oficial. No entanto, na qualidade standard sabemos que gasta 1GB por hora. Isto significa que numa resolução máxima deve gastar algo como 6GB por hora.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.