Será que a NVIDIA mentiu para evitar um ‘crash’ na Bolsa?

O analista do ‘Royal Bank of Canada’ Mitch Steves, veio a público dizer “Nós achamos que a NVIDIA gerou cerca de 1.95 mil milhões de dólares em receitas, relacionadas com a venda de material para mining. O que em comparação com os 602 milhões que a empresa refere… Algo acaba por não bater certo!

É fácil dizer que a NVIDIA tem sido bombardeada, graças ao ‘crash’ do mercado de mining! Aliás, é bem provável que até tenha sido mais afetada que a AMD, porque afinal, tem um nível de produção significativamente mais alto

a NVIDIA

Dito tudo isto, as suas acções desceram 19% em Novembro e posteriormente, 50% em Dezembro, tudo graças ao stock de placas gráficas ‘Pascal’, que teimavam em ficar nas prateleiras ou no armazém da empresa.

Portanto, atualmente, as acções da NVIDIA estão mais ou menos a valer 50% do valor de alguns meses atrás, altura em que chegou aos 292.76 dólares por acção… Por isso, há quem ache que a empresa está a ‘mascarar’ um pouco as flutuações nas receitas.

De acordo com analista previamente mencionado, que calculou o volume de moedas virtuais mineradas (nomeadamente Ethereum), entre Abril de 2017 e Julho de 2018… O mercado deverá ter feito qualquer coisa como 2.75 mil milhões de dólares em vendas. E cerca de 75% do mercado, pertence à NVIDIA, com os restantes 25% a ficarem para a AMD.

Curiosamente, o relatório de contas da AMD até dá força a esta teoria!

A AMD espera 1.25 mil milhões de receitas, um valor 24% mais baixo que 2017. Enquanto a NVIDIA esperava algo como 2.7 mil milhões de dólares, mas recentemente baixou as expectativas para os 2.2 mil milhões, depois do mais recente ‘trambulhão’ das acções.

Afinal de contas, é um pouco estranho, que as contas da NVIDIA caiam apenas 500 milhões… Quando o mercado de mining apenas ‘gerou’ 600 milhões, não é?

a NVIDIA

Apesar destas ilações, o analista optou por não tentar adivinhar os objetivos da NVIDIA. Ou que métodos está a utilizar para mascarar a situação… Enquanto é um pouco difícil mentir aos acionistas, é perfeitamente possível esconder algumas receitas, ao redirecioná-las para outros projetos.

Contudo, se a NVIDIA está mesmo a optar por estas práticas menos transparentes… Então pode haver alguma coisa seriamente errada com a empresa a nível financeiro. Mas claro que estamos a entrar no mundos dos ‘Ses’. Por isso vamos esperar por quem realmente percebe disto para desvendar o que se passa.


O que pensa sobre o assunto? O que acha da NVIDIA e do seu futuro? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário