Os veículos modernos dependem de uma enorme quantidade de sistemas eléctricos, sensores e módulos de controlo para manter as rodas a girar. Alguns desses dispositivos são bem conhecidos, como o computador central do seu automóvel ou o módulo de controlo do motor que ajuda a controlar coisas como a injeção de combustível, a regulação da ignição e várias outras ações. Outros componentes eléctricos são menos conhecidos, apesar de terem responsabilidades igualmente críticas. Uma dessas peças é o sensor de pressão absoluta do coletor ou MAP.
O sensor MAP é responsável por verificar o ar que entra no motor através do coletor de admissão. Isto é importante porque os motores de combustão interna requerem uma combinação precisa de ar e combustível para criar as pequenas explosões que dão potência ao seu carro. O sensor MAP monitoriza a pressão do ar no interior do coletor de admissão de ar do motor e envia esses dados para o ECM. O computador utiliza então a informação para aumentar a quantidade de combustível que o motor recebe, otimizando o desempenho e a eficiência do motor.
Entretanto e à semelhança de outros componentes do seu automóvel também este pode ter problemas. Assim vamos dizer-lhe quais os sinais de problemas e o que deve fazer.
Como é que o sensor MAP do seu carro funciona?
Como mencionado, o sensor MAP está normalmente localizado no coletor de admissão de ar do motor, perto do corpo do acelerador. À medida que o ar passa pelo coletor para chegar às câmaras de combustão, o sensor recolhe dados críticos sobre a pressão do ar. Como a pressão dentro do coletor pode mudar com base nas condições de condução, o sensor tem de enviar constantemente dados para o ECM. O MAP é capaz de o fazer graças à sua construção.
No seu interior, contém uma parte flexível. Quando a pressão dentro do coletor de admissão é alta – como quando carrega no pedal do acelerador – essa parte flecte, criando um sinal elétrico que faz com que o ECM envie mais combustível para o motor. No entanto, quando a pressão no interior do coletor é baixa – como quando está a desacelerar – o chip do sensor volta ao seu estado normal, fazendo com que o ECM envie menores quantidades de combustível para o motor. O sensor MAP monitoriza o ar que entra através do sistema de admissão, mas também pode detetar pressão positiva ou externa, o que significa que pode alertar o computador se houver uma fuga no sistema ou se o corpo do acelerador não fechar corretamente.
É um sistema relativamente complicado, e o ECM não depende apenas do sensor MAP para realizar estas proezas e ajustar o motor. Na realidade, o computador do seu automóvel utiliza informações recolhidas de vários sensores. Estes incluem os sensores MAP, de temperatura do ar de admissão (IAT) e de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (ECT), para afinar o motor e ajudá-lo a funcionar corretamente.
Quais são os sinais de avaria?
O sensor MAP do seu carro é uma parte vital dos seus sistemas eléctricos e de admissão de ar. Se falhar, pode causar alguns problemas bastante incómodos e, potencialmente, dispendiosos.
Um dos primeiros sintomas que pode notar se o seu sensor MAP estiver avariado é uma luz de verificação do motor. O seu carro pode apresentar muitas luzes de aviso no painel de instrumentos, mas a luz de verificação do motor é uma das mais conhecidas e preocupantes. No entanto, muitos problemas podem fazer com que a luz de verificação do motor apareça, pelo que precisará da ajuda de um mecânico ou de um leitor de códigos OBDII para diagnosticar o problema.
Para além de uma luz de verificação do motor, se o seu sensor MAP se avariar, provavelmente também terá alguns problemas de desempenho adicionais. Pode notar que a quilometragem do seu carro diminui, ou o seu motor pode começar a falhar, a ficar em marcha lenta ou a parar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!