Se quer medir a velocidade da Internet não o faça assim!

A maioria das pessoas utiliza o telemóvel para praticamente tudo. Assim parece natural agarrarmos no nosso smartphone para fazermos um teste de velocidade à ligação de Internet que temos em casa para depois, eventualmente, refilarmos com o operador. No entanto, a verdade é que se quer medir a velocidade da Internet não o faça assim!

Se quer medir a velocidade da Internet não o faça assim!

Por vezes ouvimos várias pessoas a queixarem-se da velocidade de Internet que têm em casa. “Pago 100 ou 200 Mbp/s e nem sequer 30 consigo”. Depois e quando aprofundamos mais a questão percebemos que em alguns casos os testes foram feitos com o smartphone para que fosse mais fácil capturar e enviar os resultados. No entanto isto é um grande erro.

Para compreender porque é que as pessoas frequentemente obtêm resultados de testes de velocidade lenta quando testam a partir de um smartphone, temos de ver como funcionam os testes de velocidade.

smartphone velocidade da internet

A primeira coisa que tem de perceber, seja com o smartphone ou não, é que sempre que realiza um teste de velocidade, não está a ligar o seu dispositivo diretamente à Internet. Está a ligar o dispositivo em que está a executar o teste de velocidade ao servidor de testes de velocidade.

- Advertisement -

O dispositivo, neste caso o seu smartphone, tem de navegar primeiro pela sua rede doméstica e cada coisa entre esse dispositivo e o servidor de teste de velocidade é um potencial dispositivo de estrangulamento.

Se estiver a obter resultados no teste de velocidade que são uma fracção da velocidade da Internet que paga, o provável culpado é o router Wi-Fi e/ou o dispositivo Wi-Fi em que está a executar o teste.

smartphone velocidade da internet

No caso do smartphone o teste que está a fazer aproveita a rede Wi-Fi disponibilizada pelo router. Assim o que vai obter é a velocidade máxima que essa ligação permitir. Só conseguiria fazer um bom teste ao smartphone

Então como se deve testar a velocidade de ligação à Internet?

Testar a velocidade de ligação à Internet utilizando o smartphone está fora de questão. Assim deve fazê-lo de outras formas.

Teste ao nível do router

Existem alguns routers, como por exemplo os Fritz!Box entre outros que permitem realizar o teste no próprio equipamento. Isto será sempre a melhor forma de obtermos um resultado fidedigno. No entanto o mais provável é que o seu equipamento que normalmente se trata do router do operador não suporte isto. Assim temos de passar para outra opção.

roubar Wi-Fi

Teste com uma ligação Ethernet

Outra boa solução, se não puder executar o teste no seu router, é usar um dispositivo que possa ser ligado ao router por Ethernet, como um portátil, um PC de secretária, ou mesmo uma consola de jogos. Ligue o dispositivo diretamente ao seu modem e efetue o teste dessa forma.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.