Se a Google for mesmo obrigada a vender o Chrome… Cuidado!

O mundo da tecnologia está sempre a mudar, mas desta vez pode ser uma mudança demasiado importante e estranha para ser levada de ânimo leve. Estamos a falar da obrigatoriedade da Google vender o seu browser Chrome. Algo que podia parecer impossível há alguns anos atrás, mas que agora pode mesmo vir a fazer parte da nossa realidade. Um produto que, verdade seja dita, moldou a forma como navegamos na Internet na última década.

três coisas que ajudam a acelerar o google chrome em segundos

Dito tudo isto, apesar de tudo o que aquilo que a Google fez de mal com os dados dos utilizadores, a verdade é que o Chrome é um produto de qualidade. Sendo exatamente por isso que se tem mantido no topo do mercado. Aliás, é tão bom que, mesmo quem não usa o Chrome diretamente, acaba por usar uma versão disfarçada dele, como é o caso do Microsoft Edge.

Agora… se o Google for mesmo forçado a vender o Chrome, será que podemos confiar em quem o comprar? É uma boa questão, para a qual ainda não temos resposta.

Três interessados!

Durante o processo contra a Google nos EUA, surgiram três nomes que demonstraram interesse em comprar o Chrome: OpenAI, Perplexity e Yahoo.

Dos três grandes nomes, o mais interessante é o da OpenAI, claro.

Isto é especialmente verdade se considerarmos o impacto que a inteligência artificial já começa a ter na forma como usamos a Internet no dia-a-dia. Aliás, a ideia de um Chrome com integração nativa de IA, potencialmente a mudar a forma como pesquisamos e navegamos, até pode soar bem… pelo menos no papel.

Mas, isto também é entregar demasiado ouro ao bandido. A OpenAI fica com demasiado poder nas mãos.

Depois temos a Perplexity, outra empresa focada em IA e pesquisa, mas ainda com muito a provar. E por fim, claro, a Yahoo. Que sinceramente, só de ouvir o nome associado ao futuro do Chrome, até arrepia a espinha.

Um Chrome nas mãos erradas é… Assustador!

O Chrome ajudou a moldar os padrões da web moderna. Foi o motor de inovação no mundo dos browsers, obrigando toda a concorrência a evoluir.

Se o Chrome cair nas mãos erradas, quem perde somos nós, utilizadores. Aliás, mesmo que a mudança de dono não estrague tudo de imediato, basta uma gestão desastrada para que, ao longo dos anos, se transforme o melhor browser do mercado num autêntico peso morto.

O problema é todo da Google. Preferiu ignorar tudo isso para manter o seu monopólio de publicidade intacto. Agora, o feitiço virou-se contra o feiticeiro.

Conclusão

O Chrome é importante demais para cair nas mãos erradas. Mesmo para quem já não o usa diretamente, como é o meu caso com o Edge. A pressão que o Chrome faz sobre toda a indústria mantém todos os outros browsers em cheque. Se o novo dono não for capaz de manter esse nível de qualidade… bem, todos nós vamos sentir a diferença. Para o bem ou para o mal.

A mudança pode ser positiva. Mas também pode ser o início de um longo e doloroso declínio na qualidade da nossa experiência online.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Mais lidas

 
Share to...