Inicio Saúde alimentação (Saúde) Saiba tudo sobre nutrição em atletas vegetarianos!

(Saúde) Saiba tudo sobre nutrição em atletas vegetarianos!

Pensa-se muitas vezes que os atletas vegetarianos podem não conseguir suprimir as necessidades nutricionais adequadas, devido às limitações da sua alimentação… Mas na verdade conseguem sim! Necessitam é de ter uma alimentação saudável e variada!

Ora bem, o atleta tem sempre que coordenar o tipo e a duração da atividade física com a sua alimentação. Por isso é muito importante um pré e pós treino adequados a cada tipo de modalidade. Desta forma, é crucial saber se são exercícios de endurance ou de força.

Contudo, antes de mais nada, cada caso é um caso e para uma ajuda mais adequada deve procurar um profissional. Mas deixo algumas ideias para quem já sabe como se organizar por si.

(Saúde) Saiba tudo sobre nutrição em atletas vegetarianos!

atletas vegetarianos

Objectivos para o atleta vegetariano manter a sua performance desportiva:

  • Repor as reservas de açúcares;
  • Prevenir a sensação de fome;
  • Manter os níveis de açúcar no sangue suficientes para o exercício;
  • Manter os níveis de proteína dentro das recomendações;
  • Adequar o níveis de micro-nutrientes (destaca-se Complexo B – B12, Vitamina D, Vitamina A C E, Cálcio, Ferro, Cobre, Zinco, Magnésio). Por vezes é necessária suplementação com a devida fundamentação com analises bioquímicas.
  • Hidratação.

Em qualquer tipo de exercício o atleta deve comer pelo menos 1h a 3h horas antes, seja treino ou em dia de prova. E se é vegetariano, o que deve comer antes e depois? Bem agora há outra questão, que tipo de vegetariano? Ovo-lacto-vegetariano, ovo-vegetariano, lacto-vegetariano ou vegetariano restrito?

Vou deixar várias sugestões que se enquadram nos vários tipos!

1. Snacks Pré-treino:

Nesta fase é importante consumir hidratos de carbono de fácil digestão e absorção para que a energia seja metabolizada durante a atividade física.  Outro aspeto a ter em conta são as gorduras, no pré-treino é para evitar tendo em conta que pode condicionar a digestão.

  • Papas de aveia com banana e manteiga de amendoim;
  • Pão branco com ovo mexido( com pouca adição de gordura) e um sumo de laranja natural;
  • 1 iogurte magro com granola e manga;
  • Batido de banana, morango e bebida de aveia
  • Panquecas de aveia e mirtilos

2. Snacks Pós-treino:

Nesta refeição já se pretende outro tipo de opções, ricas em proteína e micro-nutrientes para acelerar a recuperação muscular e açúcares para voltar a repor as reservas no músculo e no fígado. Também não menos importante, nos 30 minutos seguintes ao exercício, se possível, fazer a refeição.

  • Iogurte grego com framboesas;
  • 1 ovo cozido e uma peça de fruta;
  • Claras de ovo mexidas a acompanhar com 1 laranja em rodelas;
  • 1 “iogurte” de soja natural com rodelas de banana, canela e frutos secos;
  • 1 batido de bebida de coco com coco ralado e pedaços de ananás;
  • Pão escuro com pasta de abacate;
  • Pão escuro com hummus;
  • Batido de proteína vegetal ( ervilha) com morangos, framboesas e mirtilos congelados.

Água?

Por fim, tal como qualquer outro atleta precisa de ter uma atenção especial, no  mínimo deve ingerir 30 ml por kg de peso por dia. Mas é importante perceber as perdas hídricas durante o treino e repor, assim este valor base pode subir dependendo da transpiração do atleta.

Em casos de treino ou provas intensas optar por águas isotónicas para repor principalmente o sódio e outros micro-nutrientes perdidos na transpiração.


(Saúde) Saiba tudo sobre nutrição em atletas vegetarianos! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Entretanto, meta a Leak como favorito no Google Notícias, para nunca perder uma notícia nossa.

Entretanto, pode ver mais informações e opções para vegetarianos no artigo do Journal of the International Society of Sports Nutrition Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Cátia Patríciohttps://www.facebook.com/catiapatricio.eatright/
O meu trabalho na nutrição abrange muitas áreas. Com a necessidade de aprender mais sobre nutrição ligada à vertente clínica tirei o Mestrado em Nutrição Clínica na Faculdade de Medicina de Lisboa em 2015, posteriormente tirei uma especialização de Nutrição Desportiva na Escola Superior de Tecnologia e Saúde de Lisboa.

Leia também

Galaxy S20 FE pode ser o coveiro do Note 20!

Se compararmos o Galaxy S20 FE com o Galaxy Note 20 facilmente percebemos que os 300 Euros que pagamos a mais é fundamentalmente pela...

Instagram e Facebook Messenger vão começar a estar ‘ligados’

O Facebook há muito que deixou de ser apenas responsável pela rede social com o mesmo nome, afinal de contas, estamos a falar de...

Smart TV OLED da LG estão debaixo de fogo. Literalmente!

Há alguns meses falou-se de um programa de reparações grátis em que a LG estava a apostar e que incluiu cerca de 60 mil...

A ASUS já explicou o que se passa com as RTX 3080 e RTX 3090

A NVIDIA impressionou tudo e todos quando originalmente anunciou as suas RTX 30! Nomeadamente quando revelou o preço e performance esperada das RTX 3070...

A Gigabyte já está a preparar a sua RTX 3060 Ti!

Como já deve saber, as RTX 3070, 3080 e 3090 não são as únicas placas gráficas planeadas para esta gama baseada na arquitetura Ampere...