Não é novidade para ninguém que a TSMC está numa posição de liderança, no mundo dos semicondutores, que é… Bem… Completamente avassaladora. Ao fim ao cabo, basta olhar para um pouco daquilo que aconteceu na indústria nos últimos anos, para perceber que é na TSMC que as empresas querem estar, apesar de ser significativamente mais cara que a concorrência.
Um excelente exemplo disto foi a passagem da NVIDIA para as linhas da Samsung, e consequente abandono da TSMC, para a produção e comercialização das placas gráficas GeForce RTX 30. Ao que tudo indica, desde o lançamento, que tudo tem sido um pesadelo para a NVIDIA, e devido a isso mesmo, as RTX 40 já vão ser feitas junto da TSMC.
Ser o melhor tem um preço, e ao que tudo indica, a TSMC justifica esse mesmo preço.
Samsung vs TSMC: Rivalidade a sério só em 2030
Portanto, não existem dúvidas que a TSMC lidera o mercado com um autêntico punho de ferro. Mas faz a ideia da vantagem real? Em termos de tempo, que esta empresa tem relativamente à concorrência?
É que segundo a própria indústria, a Samsung só vai conseguir apanhar a TSMC em 2030. Temos de salientar que acabámos de entrar em 2022. Por isso, faltam cerca de 8 anos, para que a Samsung consiga bater o pé à rival TSMC, no mundo da produção dos semicondutores. Aqui temos também de mencionar, que a Samsung não é uma empresa de borda de estrada, nada disso, o que não falta nos quadros da empresa é talento, e claro, dinheiro para investir também não é problema.
Entretanto, a Samsung anunciou recentemente um investimento de 151 mil milhões de dólares, para o desenvolvimento das suas linhas, e possível abertura de novas fábricas, até 2030. Por sua vez, a TSMC também está a expandir os seus horizontes, ao abrir fábricas nos Estados Unidos e na Europa.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Ter a TSMC tão isolada acaba por ser uma má notícia para todos os nós, visto que desta forma, a empresa se sente completamente à vontade para subir os seus preços. O que claro está, acaba por ter um impacto sério naquilo que vai para as prateleiras.