Parece que a Samsung terminou os seus primeiros chips de Inteligência Artificial, estando prontos para serem implementados nos seus aparelhos ainda este ano.
Os rumores indicam que as primeiras capacidades de Inteligência Artificial da empresa, vão ser apresentadas no lançamento do Galaxy S9 na MWC, com intenções de a tecnologia ser desenvolvida mais tarde com o Galaxy Note 9.
A Samsung está à beira de completar as suas primeiras unidades de processamento neural(NPU), também conhecidos como chips de Inteligência Artificial. O objetivo é diferenciar os próximos aparelhos da linha Galaxy da concorrência.
Por enquanto, neste campo a Samsung continua atrás dos seus maiores concorrentes que já conseguiram lançar smartphones com NPUs.
São exemplo disso, a Apple com o iPhone X que contêm um NPU que permite funcionalidades como o reconhecimento facial e ainda Animoji, enquanto que a Huawei lançou o Mate 10 Pro que conta com um NPU que aprende os seus hábitos ao longo do tempo. Este sistema na Huawei é também utilizado para ajudar a obter as melhorias fotografias, adaptando a forma como se processa e captura a imagem, ao objeto que está a ser fotografado.
Um atraso calculado ?
Apesar de chegar tarde ao mercado, algumas fontes revelam que a Samsung já chegou ao níveis tecnológicos da Apple e da Huawei, tendo agora o objetivo de criar chips mais inteligentes na segunda metade de 2018.
Os chips actuais da Samsung já são capazes de mais operações por segundo do que a Apple e Huawei:
- Apple – 600 giga operações por segundo.
- Huawei – 4 tera operações por segundo.
Este tipo de smartphones com IA ainda estão na sua infância, mas parece que as coisas vão aquecer em 2018 !