A Samsung pode continuar a liderar o mercado Android em vendas, mas quando o assunto é atualizações… a conversa muda de tom. Algo estranho, porque a Samsung já foi uma das melhores fabricantes neste campo (curiosamente também já foi uma das piores).
Ou seja, estamos em 2025, e ainda temos flagships de mil e muitos euros a receber updates com meses de atraso. Algo estranho, visto que os donos de um Pixel já estão na frente, de Android novo instalado e patches de segurança aplicados.
Isto levanta a questão… O que se passa aqui? É falta de vontade?
Atualizações na Samsung? Só para os mais novos (e com sorte…)
A história repete-se. O One UI 7 (baseada em Android 15) foi vítima de vários atrasos, e ainda há modelos flagship com menos de dois anos à espera da atualização.
Entretanto, com a One UI 8 à vista, visto que até já foi “leaked” na Internet para todos verem, o foco devia estar na mudança. Mas não parece que isso vá acontecer. Infelizmente, este não é o foco da Samsung.
Algo que seria compreensível se estivéssemos a falar de smartphones baratos. Mas estamos a falar de equipamentos de 1000, 1500 ou até 2000 euros. Curiosamente aparelhos que prometem muitos e longos anos de atualizações.
É que nestes valores, a desculpa de “temos muitos modelos para suportar” pura e simplesmente não cola. Aliás, do que vale a pena ter anos e anos de atualização, se é preciso esperar 6 meses ou 1 ano para receber o novo Android?
Enquanto isso, do lado da Google…
A Google atualizou 19 dispositivos Pixel com o último patch. Isto em poucas horas. De facto, algo muito à imagem da Apple! Estamos a falar de telefones, tablets, relógios. Tudo de forma coordenada e eficiente. Sim, é verdade que a Google controla todo o ecossistema Pixel, mas isso só mostra o que é possível fazer quando há vontade.
Aliás, para quem está minimamente atento à privacidade e segurança — e todos devíamos estar — este tipo de atraso na Samsung é grave. Cada mês de espera é um mês vulnerável a ataques, falhas e bugs que já deviam estar resolvidos.
Mas… O problema nem está apenas na segurança!
O Android 15 trouxe melhorias reais: defesa contra malware, proteção em ligações sem fios, controlo reforçado de apps instaladas fora da loja. Como deve imaginar, o Android 16 vai pelo mesmo caminho. Infelizmente, enquanto tudo isto acontece, quem tem um Galaxy topo de gama… espera.
Google Pixel começa a ser mais ameaça do que “um caminho a seguir”?
A Samsung está a deixar que a Google, com os seus Pixel, comece a parecer a única opção “fiável” dentro do universo Android. O que claro está, a longo prazo, é um problema.
Curiosamente não só para a Samsung, mas também para a própria Google, que continua a tentar manter o equilíbrio entre ser parceira e concorrente dos seus maiores clientes. Ou será que este equilíbrio já não interessa para a gigante da pesquisa?