Samsung parece ter ajudado a Google no design do ‘Whitechapel’

Caso não saiba, tudo indica que a Google vai começar a apostar em processadores próprios, deixando assim para trás a sua longa parceria com a Qualcomm. Afinal de contas, os mais recentes ‘leaks’ e rumores apontam para o uso de um SoC denominado de “Whitechapel”, um chip que deverá integrar várias tecnologias da gigante da pesquisa.

Uma jogada que poderá ter um profundo impacto no mundo dos smartphones Android, e que pelos vistos, teve o apoio da Samsung.



Samsung parece ter ajudado a Google no design do ‘Whitechapel’

Samsung Google

Portanto, é inegável que a Qualcomm domina o mundo Android com um autêntico punho de ferro… Mas consegue imaginar um processador ‘Made by Google’, capaz de uma performance superior, devido ao facto de o Sistema Operativo ser feito a pensar para este mesmo chip?

Consegue também imaginar uma Google aliada à Samsung para produzir este chip em massa, de forma a rivalizar com a Qualcomm e os seus processadores Snapdragon? Eu sei que são muitos ‘ses’, mas também me parece que é exatamente isto que faltava para o mercado voltar a ganhar alguma vida.

Mas vamos ao que interessa…

Caso não saiba, os novos Google Pixel 6 deverão chegar ao mercado tendo como base um novo tipo de processador, desta vez desenhado pela Google, com o nome de ‘Whitechapel’.

Ao que tudo indica, é um processador tri-cluster, contando ainda com um TPU e um chip de segurança com o nome de código ‘Dauntless’. Ao nível dos núcleos de processamento, vamos poder encontrar dois núcleos Cortex A78, dois núcleos Cortex A76 e ainda 4 núcleos Cortex A55. No lugar do GPU, vamos ter um Mali ARM com 20 núcleos.

A Samsung está metida nisto? Parece que sim!

Logo de início, foi muito curioso ver as especificações do processador, porque existem algumas similaridades com os esforços da Samsung neste mundo.

E agora, começam a aparecer rumores a meter a gigante Sul Coreana ao barulho, tanto no desenvolvimento do chip, como nas sua produção. Mas ainda não podemos confirmar nada.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também