Inicio Especiais Samsung levou os monitores da China para o Vietnam

Samsung levou os monitores da China para o Vietnam

Nos últimos anos, as empresas mudaram algumas das suas fábricas que estavam localizadas na China para países alternativos. O objetivo passa pela expansão da cadeia de produção. Isto para que em tempos de dificuldades como os criados por esta pandemia não haja grande escassez. A Samsung é um dos fabricantes que mais tem andado a tirar fábricas da China e agora colocou a fábrica de monitores no Vietnam.

Samsung levou os monitores da China para o Vietnam

Esta informação foi revelada através de um comunicado de imprensa. Nele pode ler-se que os monitores vão passar agora a ser produzidos no complexo Samsung HCMC CE (SEHC).

Atualmente, a Samsung é o maior investidor estrangeiro no Vietnam, totalizando 17 mil milhões de dólares em investimentos. A mudança da fábrica de monitores de PC fará deste país o maior fornecedor de monitores Samsung do mundo.

Samsung monitores

De acordo com o jornal estatal Tuoi Tre, “a Samsung vê o Vietnam como uma importante porta de entrada para outros países do Sudeste Asiático e algo fundamental na cadeia de distribuição global”.

A Samsung liderou o segmento de monitores vietnamita de 24 polegadas no primeiro trimestre de 2020, com uma participação de mercado de 34% conforme a IDC. À medida que a procura por monitores com tamanho de ecrã maior aumenta, esta região vai beneficiar com a obtenção dos ecrãs mais recentes com fabrico local e um preço muito mais baixo.

A vez dos monitores chega depois dos smartphones.

Estávamos em Outubro de 2019 quando a Samsung fechou a última fábrica de telemóveis na China.  A “decisão difícil” foi tomada numa tentativa de aumentar a eficiência na China, pois a área de negócio de smartphones não apresentou sinais de crescimento.

A Samsung realocou todos os equipamentos de produção para outros locais de fabrico globais, dependendo da estratégia de produção com base nas necessidades do mercado. O Vietnam também beneficiou com isto.

Samsung monitores

No caso dos smartphones, a mudança deveu-se às fracas vendas no mercado chinês. No auge em 2013, a Samsung detinha 20% do mercado chinês de smartphones. Era sem dúvida um valor muito bom. No entanto, à medida que rivais locais e com preços mais baixos, como a Xiaomi, Huawei e Oppo começaram a surgir, as coisas pioraram.

Em 2016, a Samsung detinha apenas 4,9% do mercado local e as coisas pioraram ainda mais no ano seguinte, quando esse número caiu para 2,1%. Durante a maior parte de 2018, a Samsung lutou para manter uma participação de mercado de 1%. De facto, até teve direito a um pequeno aumento no início de 2019. É que graças a um lançamento bem-sucedido do Galaxy S10, a participação da Samsung passou para 1,1%. Ainda assim, durante os três meses seguintes caiu para apenas 0,7% conforme as vendas caíram para 700.000 unidades. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

RTX 3060 Ti chega depois da RTX 3070 com 8GB de memória!

A NVIDIA está a passar um mau bocado devido a todo o seu sucesso... Uma frase confusa eu sei, mas que é facilmente explicada...

O Facebook quer ser a aplicação de mensagens ‘default’ do iPhone!

Há muitos anos que o Facebook deixou de ser uma simples rede social, estamos a falar de uma gigantesca empresa detentora da maior rede...

HarmonyOS 2.0 prepara-se para atacar PCs, TVs e smartphones

A Huawei resolveu assinalar o aniversário do lançamento da primeira Smart TV da Huawei com o sistema operativo Hongmeng, ou se preferir, HarmonyOS. A...

(Rumor) Marvel’s Spider-Man na PS Plus de Outubro!?

O exclusivo Sony PlayStation 4 'Marvel's Spider-Man' é na opinião de muitos jogadores, um dos melhores jogos da atual geração de consolas! Sendo também...

Os novos iPhone 12 irão ser anunciados no dia 13 de Outubro!

Normalmente, quando não temos uma epidemia às costas, a Apple apresenta e lança os seus novos iPhones em setembro! Ao patrocinar um gigantesco evento...