Samsung já tem módulos DDR5 de 512GB (7.2 Gbps)

Na conferência Hot Chips deste ano, a Samsung decidiu apresentar o que tem estado a fazer no mundo da memória RAM, nomeadamente na adoção do novo standard DDR5.

Afinal de contas, a Samsung foi capaz de alcançar muitos desenvolvimento tecnológicos super interessantes, que vão resultar em memória de nova geração capaz de oferecer tudo aquilo que os utilizadores mais comuns precisam, nunca esquecendo o sempre exigente mercado empresarial.

Samsung já tem módulos DDR5 de 512GB (7.2 Gbps)

Portanto, a gigante Sul Coreana desenhou módulos DDR5 utilizando a tecnologia TSV. Ou seja, empilhou (Stack) chips de memória para não só alcançar densidades incríveis, como também níveis de velocidade de deixar qualquer pessoa boquiaberta.

Uma evolução estrondosa, visto que nos seus módulos de memória DDR4, a Samsung já tinha usado dies TSV 4-high, que de forma bem curiosa, são mais grossas que a atual implementação 8-high (1.2mm vs 1.0mm).

Entretanto, ao nível da performance, a Samsung parece estar pronta a bater o pé a todas as rivais no mercado. Ao apresentar módulos RDIMM/LRDIMM capazes de oferecer uma capacidade de memória até 512GB, alcançando velocidades de 7.2 Gbps. Aqui, estamos obviamente a falar de produtos que vão dar vida a servidores, e afins, com a expetativa no mercado tradicional de consumo a ficar em UDIMMs até 64GB de capacidade de memória. Ah… É importante salientar que os 7.2 Gbps são alcançados com apenas 1.1 volts.

DDR5 em força já em 2021 e 2022? Claro que não

Enquanto toda esta informação é obviamente super interessante, não espere um domínio do novo tipo de RAM nos próximos tempos. Segundo os analistas e qualquer entusiasta do mercado de PCs, é provável que o ‘crossover’ apenas aconteça em 2023 ou 2024. Altura essa em que os produtos já deverão estar bastante mais refinados.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados