Samsung lança uma “enorme” SSD com 30TB de capacidade

Já passaram dois anos desde que a Samsung apresentou ao mundo uma enorme SSD com 15,36 TB. Agora este fabricante coreano duplicou esta capacidade de armazenamento e lançou uma unidade SAS que responde pelo nome de código PM1643 e disponibiliza 30.72 TB de espaço. O novo dispositivo de armazenamento foi desenvolvido com os mais recentes chips V-NAND.

A nova unidade promete velocidades de até 2.100MB/s de leitura sequencial e 1.700MB/s de gravação (400K / 50K IOPS para leituras / gravações aleatórias, respetivamente). Para alcançar este desempenho, a Samsung usou a tecnologia Through Silicon Via – que utiliza 40 GB de DRAM.

Este é claramente uma unidade destinada a dispositivos industriais e vem com sistemas que asseguram que nenhuma informação se perde no caso de avaria. Ao nível da durabilidade, a Samsung afirma que pode escrever 30,72 TB de dados – todos os dias – durante cinco anos. O tempo médio entre falhas é de 2 milhões de horas.

A Samsung já começou a produzir em massa a nova unidade, embora nada se saiba acerca do preço que deverá ser astronómico.