Samsung já tem memória de nova geração!

Hoje em dia, quando um smartphone chega ao mercado equipado com armazenamento UFS 3.1, dizemos sempre que é uma especificação própria de um aparelho topo de gama. Pois bem… As coisas estão prestes a mudar!

A nova memória UFS 4.0 traz várias melhorias extremamente importantes, especialmente na parte da velocidade de leitura e escrita de dados.

- Publicidade -

Samsung já tem memória de nova geração!

Portanto, a Samsung já finalizou a implementação da mais recentes especificação para o padrão UFS (Universal Flash Storage), agora na versão 4.0. Estamos a falar de uma nova versão capaz de trazer grandes melhorias, tanto na parte da performance propriamente dita, como também na eficiência energética.

Afinal de contas, o novo padrão eleva a largura de banda para uns incríveis 23.2 Gbps por cada linha de comunicação, o que na verdade significa uma velocidade de leitura de 6 MB7s por mA gasto. (Uma melhoria de 46% na eficiência energética).

Na prática, isto significa velocidades de leitura à volta dos 4200 MB/s, e velocidades sequenciais de escrita à volta dos 2800 MB/s. Comparativamente, o atual padrão UFS 3.1 é ‘apenas’ capaz de oferecer 2100 MB/s de velocidade de leitura, e 1200MB/s de velocidade de escrita. Estamos assim a falar de uma subida de performance acima dos 200%.

Entretanto, na capacidade de armazenamento, como a ideia é oferecer chips de tamanhos extremamente reduzidos (11 mm * 13 mm * 1mm), a densidade de armazenamento não melhorou nada por aí além. Ainda assim, as fabricantes são livres de utilizar o número de chips que bem entenderem para os seus produtos. (1 chip único consegue chegar ao 1TB).

Entretanto, a produção em massa deve começar no terceiro trimestre do ano, com a Samsung a planear implementar estes chips em 1 ou 2 smartphones ainda em 2022. Muito provavelmente o Galaxy Z Fold 4, e possivelmente o novo Galaxy Z Slide.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será significativo para o mundo dos smartphones? Ou o problema não está na velocidade da memória?

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.