Samsung, Huawei e Xiaomi crescem mais que a Apple


Por em

O ano acabou e as estatísticas das vendas e do crescimento das empresas não param de aparecer, e é sempre interessante analisar como se portaram marcas como Samsung, Apple, Huawei e até mesmo a Xiaomi.

Este ano não foi propriamente animador para as marcas de smartphones. Apesar de haver um aumento de vendas nas principais marcas, no mercado em geral começa a notar-se um abrandamento. O crescimento em 2016 foi de 3,3%, o de 2017 foi apenas de 1,3% ano a pós ano.

Ciclos de atualização mais longos e dispositivos mais caros

Estes são os dois pontos fundamentais do mercado mobile estar a abrandar. A China é o maior e mais importante mercado. A maioria dos utilizadores estão satisfeitos com os seus dispositivos atuais, muito devido à sua boa qualidade, não realizaram uma atualização. Isto nota-se muito nos terminais de gama média, que são cada vez melhores e mais duradouros.

O outro ponto aqui referido é o preço dos novos smartphones que este ano aumentaram em todas as gamas. De notar que chegámos ao patamar dos quatro dígitos nos topos de gama, como o iPhone X e Note 8.

A Apple vendeu mais este ano, mas Samsung, Huawei e Xiaomi cresceram mais !

No 4º trimestre de 2017

Na tabela seguinte podemos ver que a Apple seguiu destacada nas vendas no último trimestre do ano. Apesar de ter vendido menos 1 milhão que no mesmo período do ano passado. Não esquecer que este é o melhor período da marca, visto que lança os seus melhores dispositivos em setembro.

De destacar que apenas a Xiaomi conseguiu aumentar as vendas no último trimestre em relação ao ano de 2016.

No ano de 2017

No geral se olharmos para o ano inteiro, podemos ver que a Apple foi a única que perdeu cota de mercado, de 14,5% para 14,3%. Não por ter vendido menos que o ano passado, pois até vendeu mais 0,4 milhões de unidades, mas sim pela sua concorrência ter vendido muito mais em relação a 2016.

De destacar ainda duas marcas, uma pela positiva e outra pela negativa. Pela positiva temos a Xiaomi que teve um crescimento incrível, aproximando-se da rival OPPO. Pela negativa a Huawei que não cresceu tanto como pretendia, apenas 0,8%.

estatísticas Apple Samsung Xiaomi Huawei

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Apple

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Depois do Galaxy S8 estes são os próximos a receber o Oreo

Smartphone misterioso da Samsung aparece no AnTuTu com 6 GB de RAM

Seguinte