Por vezes, parece que eu “bato” muito nos produtos da Samsung. Porém, isso não significa que estes não tenham qualidade. O Galaxy S24 Ultra é muito provavelmente o melhor smartphone Android que o dinheiro pode comprar em 2024, e como é normal, é também natural que o Galaxy S25 Ultra vá pelo mesmo exato caminho.
Ainda assim, fica a ideia de que a Samsung está demasiado confortável, e que por isso mesmo precisa de um choque de realidade. Este pode estar a caminho!
Samsung está demasiado encostada? Precisa de um choque?
Portanto, se a Apple sofre com fraca inovação, algo que está a acontecer com o iPhone 16, com vários analistas a apontar para uma quebra de 15% nas vendas relativamente ao ano passado, a Samsung não está imune a sofrer do mesmo. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e tambem cada vez mais reticentes a dar o dinheiro que as grandes fabricantes pedem.
Aliás, os novos iPhone 16 estão a sofrer ao mesmo exato preço do ano passado, isto enquanto vários indícios apontam para um S25 Ultra ligeiramente mais caro em Janeiro de 2025, possivelmente a tocar nos 1549€ ou 1599€. Sim, devido ao aumento dos preços do SoC, chips de memória RAM, e mudanças no design base, é muito provável que o S25 Ultra seja mais caro que o iPhone topo de gama.
Qual é o problema?
É simples, o S25 Ultra vai-se sentir como o mesmo exato smartphone que tão bem já conhecemos. A Samsung parece parada no tempo desde 2022, altura em que lançou o S22 Ultra. Isto ao fazer apenas pequenos toques ano após ano, que claro está, nunca resultam em grandes melhorias.
Novamente, volto a dizer… O S23 Ultra e S24 Ultra lideraram o mercado, e é quase certo que o S25 Ultra faça o mesmo. Mas, enquanto outras marcas começam a mudar a forma de fazer as coisas, a Samsung parece fixa na sua estratégia de sempre. Eventualmente, a coisa vai correr mal.
Por exemplo, enquanto até a própria Google apostou nos 16GB para o Pixel 9 Pro, e muitas outras fabricantes apontam para valores superiores a este (como a OnePlus com 24GB), a Samsung vai continuar a apostar nos 12GB para o modelo base do S25 Ultra. Quer 16GB? Vai ter de pagar mais.
Além disso, enquanto muitas fabricantes começam a apostar em telemóveis super finos, mas ainda assim com baterias de maiores capacidades, a Samsung vai continuar a apostar na velha bateria de 5000mAh que tão bem conhecemos, e que já anda por cá, nos Ultras da fabricante, desde o S20 Ultra de 2020. Curiosamente, até no lado das câmaras, é esperado que o módulo do S25 Ultra seja virtualmente o mesmo, isto enquanto outras fabricantes aparecem a apostar em inovações técnicas extremamente interessantes, como deverá ser o caso da HONOR, da OPPO e também da VIVO.
Em suma, em equipa que ganha não se mexe. O problema é quando a equipa começa a empatar e a perder.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!