Samsung está a mudar a política de atualizações… Excelente!

A Samsung anda muito caladinha, porque está a preparar o lançamento de toda uma nova geração de smartphones, mas, ao mesmo tempo, também está a mexer em uma das áreas mais importantes do ecossistema liderado pela Google. Ou seja, o tempo que o teu telemóvel fica seguro.

Isto é importante, porque não estamos a falar apenas dos topos de gama. A gigante sul-coreana começou finalmente a alongar o suporte também aos equipamentos de gama média, algo que até aqui parecia impensável.

Estamos a falar de até 7 anos de atualizações, somando Android e patches de segurança. Isto era território exclusivo da linha S e dos dobráveis… até agora.

Gama média também entra na festa!

vale a pena trocar do galaxy a54 para o galaxy a56?

Segundo atualizações no site da própria Samsung, modelos como o Galaxy A56, A36, Tab A11 e Tab S10 FE passam também a receber um suporte prolongado.

Porém, com um detalhe importante: os 7 anos aqui aplicam-se principalmente às atualizações de segurança. Ou seja, as versões Android continuam limitadas aos 6 anos, o que já é um salto gigante para aparelhos que custam muito menos que um topo de gama.

No caso do Galaxy A56 e A36, que chegaram ao mercado com Android 15, a expectativa inicial era receberem atualizações até 2031. Agora, vários sites da Samsung nos EUA e na Europa apontam para 31 de março de 2032 como data final de suporte de segurança.

Pequena diferença? Nem por isso. Um ano extra de segurança é muito importante para quem compra gama média.

Nos tablets a história repete-se. O Tab S10 FE está agora listado com suporte até 2032, enquanto o Tab A11 fica até final de 2025. Como é habitual, no último ano a Samsung reduz a frequência dos patches, passando de trimestral para semestral.

O que é que isto significa para o consumidor?

Significa que os Galaxy de gama média vão durar mais anos, ficar mais seguros e, claro, manter valor no mercado de usados. São boas notícias, especialmente nesta altura em que se fala cada vez mais de aumentos de preço em tudo o que é tecnologia devido à escassez de memória RAM.

Ao mesmo tempo, significa também menos lixo eletrónico, porque um dispositivo que recebe atualizações durante 6 ou 7 anos… não é para ser trocado de dois em dois ciclos.

Agora… É esperar que o resto vá atrás da Samsung. Algo raro nos dias que correm, porque a Samsung tem deixado as apostas arriscadas para os outros.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque