Sabemos que a Samsung anda com a corda ao pescoço no mundo dos processadores, especialmente quando comparada com a sua grande rival no mundo da produção de chips, a TSMC. Mas parece que há uma nova jogada em cima da mesa: a mudança de nome do seu próximo processador de 2nm.
Segundo um rumor meio duvidoso, o chip que seria supostamente o Exynos 2600 pode afinal chamar-se outra coisa qualquer. E tudo isto pode fazer parte do plano da marca sul-coreana para um grande rebranding e, quem sabe, uma espécie de renascimento. Algo que faz sentido, visto que o sucesso no lado da produção pode estar mesmo ao virar da esquina.
Samsung pode deixar cair o nome Exynos 2600. Finalmente!?
A bomba foi largada no X (antigo Twitter) por @Vhsss_God, uma conta que jura ter informações exclusivas sobre os planos da Samsung. Segundo ele, o primeiro SoC de 2nm da marca — que deverá chegar com os novos Galaxy S26 — não se vai chamar Exynos 2600.
Assim, depois de 2 ou 3 gerações de smartphones em que os SoC Exynos foram mais pedra no sapato que outra coisa qualquer, visto que por vezes até falharam em aparecer. Tudo indica que a Samsung está mesmo a ponderar virar a página, deixando o nome Exynos para trás.
Porquê agora?
Esta mudança de nome pode parecer uma questão de marketing, mas na realidade pode ter muito mais peso. A linha Exynos tem estado debaixo de fogo há anos, com críticas constantes ao desempenho, eficiência e até aquecimento. E mesmo quando a Samsung tenta competir com os Snapdragon da Qualcomm… acaba por perder, ficando constantemente atrás em benchmarks e na confiança dos utilizadores.
A ideia de um novo nome até faz sentido. Se a Samsung está realmente a apostar tudo no seu novo processo de fabrico de 2nm (onde dizem que já conseguiram yields de 30%), nada melhor do que limpar o nome e começar fresco.
Algo como “Samsung Silicon X” ou “Galaxy Chip” até poderia colar bem — mas atenção, nada disto é oficial.
A eterna sombra da Qualcomm
O rumor também aponta que a Samsung está determinada a reduzir a dependência da Qualcomm. Boa sorte com isso. Porque até agora, todas as tentativas de meter Exynos a par dos Snapdragon acabaram num festival de críticas.
Basta ver os relatos sobre como a Qualcomm está a confiar exclusivamente na TSMC para fabricar o novo Snapdragon 8 Elite Gen 2, enquanto a Samsung continua a tropeçar nos seus próprios problemas de produção.
Para já, sabe-se que a marca também está a trabalhar num outro chip, com o nome de código “Ulysses”, a pensar já na segunda geração de 2nm. Pode ser esse o início do tal rebranding? Talvez. Mas para já, e enquanto o Exynos continua a ser sinónimo de “versão mais fraca do S”, tudo o que resta é especulação.