Ao que tudo indica, a Samsung quer mesmo mandar no mundo do áudio, especialmente no lado sem-fios da coisa. Assim, depois de ter absorvido a Harman em 2016 por uns simpáticos 8 mil milhões de dólares, tudo indica que a gigante Sul-Coreana voltou agora ao ataque.
Ou seja, através da mesma Harman, a gigante sul-coreana fechou um novo negócio de 350 milhões que lhe dá acesso direto a algumas das marcas mais icónicas do som de alta-fidelidade à face da terra!
Samsung comprou a Bowers & Wilkins, Denon, etc… É para dominar?
Portanto, estamos a falar da Bowers & Wilkins, Denon, Marantz e também da Polk Audio. Tudo nomes que, em certos círculos, dispensam apresentações. Claro que o negócio ainda precisa de passar pelos reguladores, mas deverá ficar fechado até ao final de 2025.
Mas o mais curioso no meio de tudo isto, é que Samsung não esconde o seu objetivo, que passa por querer ser líder absoluta no mercado global de áudio, seja ele para casa, carro, ou bolso.
O que muda com isto?
Com esta jogada, a Samsung ganha músculo num setor onde já estava bem posicionada com marcas como a JBL, a AKG, a Harman Kardon e ainda a Mark Levinson.
Porém, é preciso dizer que agora passa a ter acesso a um segmento ainda mais premium, que pode ser essencial para alimentar os seus produtos próprios, como smartphones, TVs, earbuds e soundbars. Tudo isto com tecnologia topo de gama, muito bem afinada, sem depender de terceiros.
Aliás, tudo isto que isto também vai mexer no mercado automóvel.
Caso não saiba, a Bowers & Wilkins já fornece sistemas de som para marcas de luxo, e esta compra vai permitir à Samsung reforçar ainda mais a divisão automóvel da Harman, numa altura em que os carros se estão a transformar em verdadeiros centros de entretenimento.
Samsung quer fazer o que a Apple e a Sony fazem, mas em grande escala. Por isso, com esta aquisição, está muito mais perto de o conseguir.
É uma estratégia gira, porque no fundo, a Samsung não quer reinventar a roda. Prefere comprar marcas que já têm nome feito, meter tudo debaixo do mesmo chapéu e fazer aquilo que melhor sabe: integrar, escalar e dominar.
Assim, agora, com esta nova jogada, fica cada vez mais difícil encontrar um segmento de áudio onde a Samsung não esteja metida. Seja em casa, no bolso ou no volante.