Quando falamos do mundo dos smartphones, temos imediatamente de atirar o nome da Samsung para cima da mesa. Afinal de contas, a gigante Sul Coreana é a maior fabricante de telemóveis do planeta, e apesar de alguns ‘soluços’, é também a empresa responsável pelo aparelho ‘bandeira’ do ecossistema Android (S22 Ultra). Isto já para não falar dos aparelhos mais diferentes do habitual, como é o caso dos dobráveis Z Fold e Z Flip.
No entanto, na Coreia do Sul, as coisas não estão a correr mesmo nada bem para a Samsung!
Em suma, segundo os fãs da marca, a Samsung anda a cortar demasiado nos custos. O que por sua vez está a destruir toda a entidade da marca nos mercados Internacionais. Já chegou ao ponto, de alguns Coreanos quererem TM Roh fora da chefia!
Samsung abusou na ‘contenção de custos’? Futuro em risco?
Korean users continue to protest against TM Roh, which is the inevitable result of Samsung's cost-cutting strategy in recent years, plastic back cover, reduction of cooling hardware, removal of charger, A series with low-end processors, S series FHD screen and 8GB RAM, and more. pic.twitter.com/c79xOGRqST
— Ice universe (@UniverseIce) March 11, 2022
Portanto, segundo Ice_Universe, TM Roh, o chefe da divisão de smartphones da Samsung, está debaixo de fogo por terras Coreanas. Os consumidores estão fartos da atual estratégia da empresa, que nos últimos anos, tem passado pelo corte de custos em todas as gamas, nomeadamente nas mais altas e mais caras.
Ao fim ao cabo, é cada vez mais normal ver aparelhos com traseiras baseadas em plásticos rijos, em vez de vidro, ver sistemas de refrigeração mais simplificados, e por isso, com menos performance para oferecer, isto já sem falar da remoção do carregador, auscultadores, e claro, da queda da quantidade de memória RAM e armazenamento no modelo base do S22 Ultra.
Além das críticas nas gamas mais altas, o mercado também não parece estar muito feliz com os processadores que equipam os aparelhos das gamas médias e baixas. Nem com o facto dos recentes Galaxy S22 e S22+ serem baseados num ecrã OLED FHD, de qualidade um pouco abaixo daquilo que podemos encontrar no S22 Ultra.
Entretanto, internamente, TM Roh já pediu desculpa ao staff da Samsung, afirmando uma aparente falta de comunicação dentro da própria empresa. Mas não faria sentir pedir desculpa aos clientes?
Ao que tudo indica, os problemas não estão apenas no corte do investimento no desenvolvimento de produtos. Afinal, a grande maioria dos chips (Exynos) e sensores (ISOCELL) da Samsung estão atrás daquilo que os rivais têm para oferecer. Como é o caso do Sensor de imagem ISOCELL mais recente, ou do HP1 de 200MP, que não irão fazer parte de nenhum smartphone em 2022. Isto enquanto os Sony IMX8 e IMX9 já estão a caminho de vários aparelhos flagship.
In fact, as you can see from the successive failures of Exynos for several years, there must be serious problems within the company, perhaps a civil war.
— Ice universe (@UniverseIce) March 11, 2022
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? A Samsung está a ser apanhada na curva? Tem de mudar a sua estratégia? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!