Em Portugal já temos forma de sair de casa sem a nossa carteira, com tudo “enfiado” no nosso smartphone, graças a apps como o MB Way e Google Pay/Apple Pay que permitem fazer pagamentos sem cartão físico, ou até levantar dinheiro numa qualquer caixa multibanco, e claro, para complementar temos ainda apps como o GOV.id, que basicamente tem todos os nossos cartões de identificação num único sítio.
Porém, temos de ser honestos, a massificação do projeto “deixar a carteira em casa” só vai chegar a níveis avassaladores quando for possível fazer tudo na mesma aplicação! Isto vai acontecer a partir da Carteira Google e Carteira Apple, que hoje em dia já permitem meter cartões de pagamento, bilhetes de avião e passes de transportes públicos. A pergunta agora é… Para quando o BI, carta de condução e o Passaporte?
Carteira Google vai ter BI, mas quando?
Portanto, tanto a Google como a Apple já anunciaram suporte a documentos de identificação nas suas aplicações de carteira. Porém, a disponibilização da funcionalidade está a ser extremamente lenta. A culpa está muito em cima dos Estados Unidos, com vários estados a inundar a tentativa de evolução com elevados níveis de burocracia.
Ainda assim, a Google foi capaz de adicionar 3 novos estados à sua carteira (Arizona, Colorado e Georgia), que se juntam agora a Maryland, o único estado que tem estado em teste até aqui (desde 2021).
O que levanta uma questão… Será que este desafio seria mais rápido na Europa, ou também vamos ter elevados níveis de burocracia, e tempos de espera tã ou mais altos?
É um novo passo para levar a tecnologia a mais estados, e esperamos nós à Europa. Estou farto de andar com a carteira para trás e para a frente, quero andar só com o telemóvel.
Como é que funciona a identificação no telemóvel?
No caso da Carteira Google, apenas é necessário tirar uma fotografia a ambos os lados do documento, para que este depois seja digitalizado e autenticado pelas autoridades competentes. Posteriormente, este vai aparecer com o design original, ou um qualquer design decidido na altura entre a Google/Apple e as autoridades que regulam o mesmo.
O dia em que as carteiras forem totalmente digitais vai ser incrível para todos nós… Menos para as fabricantes de carteiras.