Sabia que o reCAPTCHA acede aos seus dados privados?

É um robô? Com certeza já meteu um visto na caixinha do reCAPTCHA para confirmar que não era um robô correto? Até aqui tudo bem! Mas sabe que dados esta a fornecer acesso para ele analisar?

Sabia que o reCAPTCHA acede aos seus dados privados?

Portanto, caso não saiba, o reCAPTCHA é uma tecnologia da Google que está presente em vários sites e aplicações comuns no nosso quotidiano. Sites de lojas, plataformas de streaming. Aliás, aplicações de bancos, sejam eles chineses, americanos ou europeus, é provável que tenham essa famosa ferramenta da Google.

Dito isto, o principal objetivo do reCAPTCHA é anular o acesso a bots, que por sua vez acedem a vários tipos de sites ou aplicações com o intuito de criar trafego virtual e fazer ataques (levar o servidor abaixo com tráfego falso, por exemplo). Porém, sabe a que dados está a dar acesso só por clicar no quadrado branco?

reCAPTCHA

Estou a dar autorização para que o reCAPTCHA verifique o quê?

  • O que pesquisou;
  • Os vídeos visualizados;
  • As visualizações e as interações com conteúdos e anúncios;
  • As informações de voz e de áudio quando utiliza funcionalidades de áudio;
  • A atividade de compra;
  • As pessoas com quem comunica ou partilha conteúdos;
  • A atividade em sites e aplicações de terceiros que utilizam os nossos serviços;
  • O histórico de navegação do Chrome que sincronizou com a sua Conta Google. (Afinal, é uma ferramenta Google)

Pois é, pensava que era apenas um clique que o reCAPTCHA ficava com certeza que não seria um robô? Pelos vistos, a ferramenta da Google acede a muitas coisas, e especialistas e críticos questionam realmente se a privacidade das pessoas não será mais importante.

Contudo, se não aceitar clicar e verificar o reCAPTCHA… Não poderá aceder a muitos dos sites que utiliza no seu quotidiano.

Em suma… É mais importante a privacidade das pessoas, ou o exagerado tráfego virtual que robôs podem fazer sem o reCAPTCHA? Deixe a sua resposta e opinião nos comentários!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Gonçalo Cabo
Quando não estou a escrever é porque estou agarrado ao FIFA, no cinema ou a ver séries na Netflix! Gosto de tudo o que seja tecnologia e ando sempre em busca de todas as novidades!

Leia também