Microsoft Windows – Como deve saber, todas as apps, programas, etc… Que usa no seu dia-a-dia, têm como base centenas, milhares, ou até milhões de linhas de código complexo! Especialmente nos dias que correm, em que os utilizadores estão cada vez mais exigentes, e por isso mesmo, querem ter acesso a todas as funcionalidades, sejam estas possíveis ou imaginárias, em qualquer sistema computacional.
Dito tudo isto, sabe quantas linhas de código dão vida ao Sistema Operativo Windows da Microsoft? Acha que é um número que tem vindo a subir, desde os tempos do Windows XP? Ou se calhar… Até tem vindo a cair? Será que ainda existe código escrito pelo próprio Bill Gates, nos confins do sistema operativo? Bem, vamos descobrir!
Sabe quantas linhas de código dão vida ao Windows?
Portanto, como deve imaginar, o Windows é um Sistema Operativo extremamente complexo e completo, sendo capaz de se adaptar a qualquer situação, seja isto num ambiente mais casual, ou mais profissional. Por isso, para lhe dar vida, o que não faltam são linhas de código.
Dito tudo isto, segundo várias fontes espalhadas por essa Internet fora, o Windows XP chegou ao mercado com qualquer coisa como 40 milhões de linhas de código, enquanto o Windows Vista já chegou com mais 10 milhões de linhas em cima, elevando este número para as 50 milhões de linhas de código base.
Entretanto, num estrondoso esforço para aumentar a performance e eficiência do sistema operativo, para o Windows 7, a Microsoft foi capaz de cortar este número novamente para as 40 milhões de linhas de código. Contudo, o número voltou a subir, com o Windows 8, para as 50~60 milhões de linhas.
Por fim, no Windows 10, e claro, no Windows 11, são estimadas cerca de 65 milhões de linhas de código, o que muito se deve à integração de vários serviços extra, como é o caso da Cortana, o assistente virtual IA da Microsoft.
Contudo, dizer que algo tem “milhões” de linhas de código não conta toda a história de um projeto.
Afinal, muitas destas linhas podem ser simples comentários com explicações, e muitas outras linhas podem nem estar em utilização, com algum ‘Work in Progress’ à mistura.
Ainda existe código de Bill Gates no Windows?
Ao contrário daquilo que muito boa gente pensa, Bill Gates nunca fez muita programação nos seus anos de Microsoft. Gates foi para a área da gestão quase no imediato, tendo programado no máximo durante 5 anos.
Dito isto, antes do crescimento estratosférico da Microsoft, a grande maioria do código do interpretador Microsoft BASIC foi escrito por ele, em linguagem máquina. Mas nenhum desse código é usável nos dias que correm.
Por isso, enquanto é muito provável que ainda exista código de Bill Gates no MS-DOS, no Windows propriamente dito, é altamente improvável.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!