O Galaxy S26 Ultra ainda nem chegou e jĂĄ hĂĄ sinais de que um dos seus grandes destaques pode ficar de fora. Estamos a falar do carregamento rĂĄpido de 65W.
Ou seja, segundo novos testes internos, o problema não estå na bateria nem no sistema de refrigeração da Samsung. Estå sim no Snapdragon 8 Elite Gen 5, que parece não lidar bem com as temperaturas mais altas que a tecnologia estå a trazer para cima da mesa.
Algo estranho, visto que jĂĄ existem smartphones equipados com o SoC nas prateleiras, com capacidades de carregamento similares ou atĂ© superiores… Mas… Ă o que Ă©.
O calor volta a ser o inimigo

De acordo com informaçÔes partilhadas por @SPYGO19726, o novo chip da Qualcomm estå a revelar-se um verdadeiro obståculo térmico.
Isto porque, em testes internos, a Samsung nĂŁo conseguiu garantir estabilidade suficiente para aplicar o carregamento de 65W sem ultrapassar limites de temperatura considerados seguros.
Ou seja, a velocidade extra de carregamento poderia aumentar o risco de sobreaquecimento, o que por sua vez compromete a durabilidade, e também a segurança do dispositivo.
Exynos 2600 sem o mesmo problema?
Curiosamente, os testes feitos com o Exynos 2600, o chip desenvolvido pela própria Samsung e usado em algumas regiÔes, não apresentam a mesma limitação térmica.
Isto pode significar que, pela primeira vez em muitos anos, o processador da casa sul-coreana consegue competir (ou atĂ© superar) o Snapdragon em eficiĂȘncia tĂ©rmica.
Agora a pergunta do milhĂŁo de euros… Acreditas mesmo nisto?
HĂĄ sempre rumores estranhos nesta altura do campeonato.
Mas, este? NĂŁo tem grande lĂłgica.
Carregamentos råpidos de 65W, 90W, ou até 120W, jå são algo muito banal no mundo Android. Aliås, jå existem smartphones equipados com o mais recente SoC da Qualcomm (Snapdragon 8 Elite Gen 5) como é o caso do Xiaomi 17 Pro, por sua vez capaz de carregar a 100W.
Por isso, se 65W aquecem muito… O problema nunca serĂĄ do SoC.

