Ryzen 9000 (Zen 5): Promessa de +10% ou 15% de performance!

O mundo da tecnologia não para, porque não pode mesmo parar. O nível de exigência dos consumidores está sempre a aumentar, e por isso mesmo, até as maiores empresas têm de continuar o seu caminho de evolução de forma a lançar produtos mais poderosos e mais eficientes.

É aqui que temos de começar a falar da nova arquitetura Zen 5 da AMD, uma tecnologia que deverá servir de base à nova geração de processadores Ryzen 9000 e também Ryzen Threadripper/EPYC.

Temos um ‘leak’ a falar de muitas e boas novidades!

  • LINK

AMD Ryzen 9000 (Zen 5): Promessa de +10% ou 15% de performance!

Portanto, os novos núcleos Zen 5 são conhecidos internamente como “Nirvana”, com o chiplet CCD baseado nestes núcleos a ser conhecido como “Eldora”. Além do CCD, na próxima geração também vamos dar as boas vindas a chiplets CCX (CPU Core Complex), com a AMD a fazer uma mistura de núcleos no mesmo chip, entre núcleos Zen 5 e núcleos Zen 5c (Low-Power).

Dito tudo isto, a AMD aponta para um aumento de 10~15% no IPC relativamente à atual geração Zen 4, com grandes melhorias na quantidade de memória cache disponível. Além disto, é esperado que o número máximo de núcleos por CCD ou CCX aumente para os 16 em vez dos atuais 8.

Ou seja, na próxima geração vamos muito provavelmente ver um aumento agressivo no número de núcleos disponíveis em todas as gamas de preço. (Porém, isto ainda não é certo!)

Quanto ao processo de produção, a AMD deve começar por utilizar os 4nm da TSMC. Para mais tarde tentar dar o salto para os 3nm da mesma fabricante. É muito provável que os processadores para Desktop sejam baseados no processo de 4nm. Isto enquanto os processadores para portáteis já cheguem ao mercado tendo como base os 3nm. (É tudo uma questão de timings e preços!) – Porém, ainda nada está finalizado.

Quando é que isto chega ao mercado? Eu diria algures a partir do segundo trimestre do próximo ano. Com a retrocompatibilidade com a atual plataforma a ser um dos focos da AMD.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados