AMD

As motherboards baseadas no chipset AMD X570 fizeram furor no mercado ao trazer o suporte ao standard PCI-Express 4.0. No entanto, são significativamente mais caras (e mais quentes) que as antecessoras e rivais diretas da Intel.

Portanto, devido a tudo isto, a AMD decidiu passar o desenvolvimento do chipset X670 a outro fabricante. Tal e qual como aconteceu no passado com os chipsets que deram origem às motherboards B450 e X470. Aliás, o chipset de média gama B550 deverá ser desenvolvido e produzido pela ASMedia, ficando a AMD um pouco de parte no processo.



O chipset que vai substituir o X570 não vai ser feito pela AMD

AMD B550

Caso não saiba, apesar das novas motherboards B550 deixarem de ser desenvolvidas pela própria AMD, deverão chegar ao mercado no início de 2020 com algumas capacidade PCIe 4.0.

É óbvio que o chipset B550 irá utilizar PCI-Express 3.0 4x para o bus, deixando 8 linhas PCIe gen 3.0 para outras utilizações. Tal e qual como a série 400 do passado. Ainda assim, é possível que exista espaço para um slot PCIe 4.0 x16, bem como um slot M.2 NVMe PCIe 4.0 x4 para aproveitar os novos SSDs super rápidos.

A AMD poderá desistir do desenvolvimento de chipsets num futuro muito próximo

Muito resumidamente, o sucessor do chipset X570, por enquanto conhecido como X670 irá ser produzido pela ASMedia, tal e qual como o B550. Trazendo consigo uma implementação do ‘standard’ PCIe 4.0 muito mais eficiente e avançada. O que por sua vez deverá resultar em temperaturas mais baixas, para pelo menos tentar retirar a ventoinha que pode encontrar em todas as atuais boards X570.

Entretanto, a AMD irá continuar a criar chipsets na forma de controladores I/O para os seus processadores MCM. No entanto, é provável que o desenvolvimento seja terminado nos próximos tempos, devido às baixas margens de lucro.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.