Ryzen 10 e Ryzen 100: AMD “reciclou” processadores antigos!

A AMD, que apesar de não ser a pior, também não é nenhum exemplo no lado dos nomes, voltou a baralhar o baralho. Ou seja, a empresa anunciou duas novas famílias de CPUs, Ryzen 10 e Ryzen 100, mas na realidade estamos a falar apenas de chips antigos com um nome novo.

No fundo, segundo a própria lista de preços pública da marca, estes processadores são relançamentos de modelos Rembrandt (Zen 3+) e Mendocino (Zen 2), originalmente lançados entre 2021 e 2022. Ou seja, quem comprar um portátil “novo” com um destes processadores no Natal de 2025 pode estar a levar para casa hardware de há três anos com embalagem atualizada.

O que não é o fim do mundo, visto que ainda são processadores competentes. Porém, não são algo novo, e isso fica um pouco… Escondido com o novo nome.

Ryzen 100

A linha Ryzen 100 é basicamente uma reciclagem da arquitetura Rembrandt (Zen 3+), com modelos até 8 núcleos e 16 threads, gráfica integrada Radeon 680M e um TDP de 28 W.

Na prática, são os mesmos chips que já equipavam portáteis há alguns anos, agora renomeados para encher prateleiras com preços “competitivos”.

Modelos listados:

  • Ryzen 3 110 – 4C/8T
  • Ryzen 5 130 – 6C/12T
  • Ryzen 5 150 – 6C/12T
  • Ryzen 7 160 – 8C/16T
  • Ryzen 7 170 – 8C/16T

Ryzen 10: o regresso dos Zen 2!

A série Ryzen 10, por sua vez, recupera o silício Mendocino (Zen 2), pensado para portáteis de entrada. Estes chips trazem 4 núcleos e 8 threads e uma modesta Radeon 610M com 2 unidades de computação, limitando-se a PCIe 3.0 e sem garantias de suporte USB4.

Modelos confirmados:

  • Athlon Silver 10 – 2C/2T
  • Athlon Gold 20 – 2C/4T
  • Ryzen 3 30 – 4C/8T
  • Ryzen 5 40 – 4C/8T

Qual é o objetivo com esta jogada da AMD?

A explicação é muito simples. Passa por aproveitar inventário antigo e wafers já pagos à TSMC.

Ou seja, em vez de deixar chips parados, que é dinheiro parado, a AMD opta por relançá-los com novo nome e preço mais ou menos ajustado. É uma forma de rentabilizar produção antiga e preencher o mercado low-cost sem gastar em novos designs.

Mas, como dissemos em cima, é importante que os consumidores estejam atentos: os Ryzen 10 e 100 não trazem novidades tecnológicas reais. Não são maus, mas estão ultrapassados. Cuidado com os preços.

🔥 Este artigo foi útil?


Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque