Como é óbvio, as frequências não são tudo, mas tendo em conta que a arquitetura é a mesma, é interessante ficar a saber que a nova Radeon RX 9060 XT da AMD, que ainda nem foi apresentada oficialmente, já está a dar que falar.
Ou seja, com a apresentação prevista para a Computex, novos leaks vieram revelar dados surpreendentes sobre esta gráfica que, na teoria, pode até ultrapassar a RX 9070… pelo menos em velocidade de relógio.
RX 9060 XT tem mais MHz que a 9070? Interessante!
Portanto, segundo o conhecido leaker @momomo_us, a RX 9060 XT poderá contar com clocks entre os 2700 MHz e os 2780 MHz, o que, curiosamente, ultrapassa o boost clock da RX 9070 (3100 MHz).
Aliás, alguns modelos da RX 9060 XT apontam para boosts máximos de 3320 MHz. Sim, leste bem, estamos a falar de uma placa abaixo na hierarquia a bater a topo de gama em velocidade bruta.
Claro que a frequência não compensa a falta de largura de banda, processadores stream, etc… Mas indica que a AMD está pronta a puxar ao máximo a arquitetura, para se bater de frente com a rival NVIDIA dentro da mesma gama de preços (RTX 5060 e RTX 5060 Ti).
E detalhes?
A gráfica baseada no GPU Navi 44 vai usar uma interface PCIe 5.0 x16, algo que lhe garante compatibilidade total com sistemas PCIe 4.0 sem perdas de performance. Tudo isto com apenas uma ligação de 8 pinos para alimentação, o que indica um bom equilíbrio entre eficiência e potência.
Entretanto, em termos de conectividade, a RX 9060 XT conta com duas saídas DisplayPort e ainda uma HDMI, alinhando com o que já tínhamos visto em outros modelos da mesma gama. Espera-se ainda que surja com versões de 8 GB e 16 GB de memória GDDR6 a 20 Gbps, num bus de 128-bit.
No total, deverá contar com 2048 Stream Processors.
Ainda não há dados oficiais sobre o consumo, benchmarks ou preços, mas com a Computex aí à porta, não deverá faltar muito.
Fica agora a dúvida: será que a AMD está a preparar uma surpresa com esta RX 9060 XT? Ou vamos acabar por ver uma gráfica com números bonitos mas performance a meio gás? A resposta, como sempre, virá nos testes reais. Mas uma coisa é certa: a AMD não está a brincar com a nova geração, e ainda bem que assim é.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!