RTX 5080 Super: Está a caminho e vem com 24GB de VRAM!

A gama RTX 50 não teve o sucesso que muitos esperavam, por isso… A NVIDIA já olha para o que vem a seguir. É exatamente por isso que já existe pelo menos uma placa gráfica RTX 50 Super pronta a ser lançada.

Estamos a falar da RTX 5080 Super.

RTX 5080 Super: Está a caminho e vem com 24GB de VRAM!

rtx 5060 e 5060 ti são oficiais! já viu os preços?

Portanto, ao que tudo indica, a NVIDIA está a preparar mais uma pequena loucura para o final de 2025 ou início de 2026, e o nome é claro: RTX 5080 SUPER.

Os primeiros detalhes já começaram a circular, cortesia do conhecido leaker Kopite7kimi, e o que temos em mãos é um monstro com 24 GB de VRAM a 32 Gbps, 10752 núcleos ativos e um consumo energético acima dos 400W. Parece uma besta! Muito provavelmente merecedora do nome Super.

Para quando? Ainda este ano, ou mais tardar início de 2026!

Como deve imaginar, a ideia de uma série SUPER dentro da gama RTX 50 já tinha sido falada, mas agora começa a ganhar forma.

Dito tudo isto, a 5080 SUPER vai usar o chip GB203 completo, com todos os núcleos ativos, mas com um novo SKU (GB203-450), e ao que parece, uma PCB também nova (PG147-SKU35).

Na prática, temos exatamente os mesmos 10752 núcleos da RTX 5080, mas com promessas de mais velocidade, mais memória e, claro, mais consumo.

Dito tudo isto, a maior novidade está mesmo na memória. A RTX 5080 SUPER vai trazer 24 GB de GDDR7, distribuídos num bus de 256-bit, mas agora a correr a 32 Gbps. Um salto face aos 30 Gbps da versão base. Com isto, o resultado é simples: 1 TB/s de largura de banda. Redondinho.

Diferenças em números: RTX 5080 SUPER vs 5080

  • Mesmo número de núcleos, mas novo SKU (450 vs 400)
  • VRAM: 24 GB vs 16 GB (+50%)
  • Mesma interface de 256-bit
  • Velocidade de memória: 32 Gbps vs 30 Gbps
  • Largura de banda: 1024 GB/s vs 960 GB/s (+6,6%)
  • Consumo: 400W+ vs 360W (+11,1%)

Por enquanto, não há qualquer informação oficial sobre a data de lançamento. Nenhuma fabricante parceira da NVIDIA está a mostrar placas SUPER na Computex, por isso tudo indica que só devemos ver novidades mais concretas na segunda metade do ano, com um lançamento provável algures entre o final de 2025 e a CES 2026.

Quanto ao preço… Bem… Acho que não temos de dizer nada.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque