A NVIDIA tem o domínio do mundo das placas gráficas, especialmente na sua gama mais alta. Por isso, numa corrida à lucratividade, a gigante do mundo dos GPUs decidiu cancelar a já desenvolvida RTX 4090 Ti, para tentar apostar um pouco mais nas gamas médias, que é onde os utilizadores estão a mostrar elevados níveis de descontentamento.
O que significa isto?
RTX 4090 Ti cancelada! Mas vamos ter novas RTX 4070 e RTX 4060. Muito provavelmente placas gráficas Super!
Portanto, segundo alguns rumores, a NVIDIA decidiu cancelar a produção de uma versão completamente desbloqueada do GPU AD102, para apostar em chips mais simples, e possivelmente até aproveitar alguns chips mais poderosos com defeito. Estamos a falar de novas placas gráficas baseadas nos GPUs AD103, AD104 e AD106.
Isto significa que a NVIDIA vai lançar novas versões das RTX 4070 e RTX 4060. A ideia é lançar uma versão mais poderosa da RTX 4070 e também da RTX 4060, para as meter no preço das suas atuais versões Ti, e assim tentar baixar o preço de tudo o que está imediatamente abaixo. Ou seja, é muito provável que a NVIDIA esteja a preparar as primeiras versões Super da atual geração RTX 40.
O que significa isto na prática? Bem, a NVIDIA vai usar GPUs AD103 incapazes de servirem de base para placas mais poderosas, para dar vida a uma nova RTX 4070 com mais potencial. Caso não saiba, as atuais RTX 4070 usam apenas variantes do GPU AD104. Entretanto, a ideia é também implementar a mesma exata estratégia com a gama RTX 4060, com outros GPUs.
Vai resultar?
Como sempre, vai depender do preço! Até aqui, a NVIDIA tem optado por uma estratégia de dinheiro primeiro, que a performance vem depois. Isso já não resulta. Os entusiastas querem alternativas para todos os gostos e todas as carteiras, desde a gama mais alta à gama mais baixa.
Dito isto, se estas placas chegarem a preços decentes, e empurrarem tudo o resto para baixo. Pode ser o início de algo interessante no mercado. Mas… Tenho muitas dúvidas.