Anuncia na Leak comercial@leak.pt
AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

RTX 4080 vai ser um exagero no consumo de energia!

por Nuno Miguel Oliveira
7 de Junho, 2022
em Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos de leitura
0
RTX 3070, venda de pcs
Seguir no Discover Adicionar como fonte preferida

Como já dissemos várias vezes na Leak, a nova geração de placas gráficas vai ser realmente muito interessante, sendo capaz de nos levar para um nível de performance nunca antes visto. Contudo, isto tem um custo elevado, no campo da energia.

Afinal de contas, apesar da mudança no processo de produção, que nas RTX 30 passava pelo uso das linhas de 8nm da Samsung, e agora, nas RTX 40, vai passar pelo uso das mais recentes linhas de 5nm da TSMC. O que claro está, deveria resultar num aumento de performance muito significativo, por sua vez acompanhado por um aumento na eficiência energético… O consumo vai aumentar de forma extremamente significativa, em todas as gamas da nova gama de placas NVIDIA.

De forma bastante curiosa, esta pode vir a ser uma das grandes desvantagens da NVIDIA, relativamente aquilo que a AMD vai lançar! Ao fim ao cabo, segundo a Seasonic, as novas RX 7000 vão consumir exatamente o mesmo, comparativamente às atuais RX 6000.

Ou seja, a NVIDIA vai estar sozinha neste aumento agressivo de consumo, que por sua vez, obriga ao uso de soluções de refrigeração mais complexas, e por isso, mais caras.

  • RTX 40 em Julho? Esqueça isso! Aponte para Outubro/Novembro

RTX 4080 vai chegar ao mercado com 420W de TDP

rtx, nvidia

Portanto, no início da semana, ficámos a saber que a nova RTX 4060 vai consumir mais que a atual RTX 3070, o que claro está, deve significar que a placa de gama média vai aumentar a sua performance de forma muito significativa, algures para níveis próximos da RTX 3070 Ti.

No entanto, no mundo do hardware, os aumentos de performance não podem ser sempre seguidos por aumentos significativos no campo do consumo. Senão, depois temos resultados como este, em que a nova RTX 4080 vai chegar aos 420W de TDP em condições normais, e possivelmente mais em situações de LOAD, ou com Overclock em cima.

Isto também significa que a RTX 4090 vai mesmo chegar, ou possivelmente ultrapassar, os 600W de TDP.

São números que fazem muito pouco sentido, porque não só obrigam à troca da fonte de alimentação, como também vão resultar em sistemas menos eficientes, mais quentes, e mais caros. Ao fim ao cabo, como qualquer pessoa normal, vai ter de pagar a conta da eletricidade ao fim do mês.

Entretanto, segundo o que tem chegado a público, estas placas estão agora a ser produzidas em massa. Com um calendário de lançamento apontado para Outubro, Novembro e Dezembro. A primeira placa a chegar vai ser a RTX 4090 em Outubro, depois temos a RTX 4080 em Novembro, e finalmente a RTX 4070 em Dezembro. Entretanto, a gama média RTX 4060 vai aparecer na CES 2023. Contudo, ainda não temos uma data de lançamento para o seu lançamento.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Concorda com estes aumentos, ou preferia ter algo mais eficiente? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Subscrever newsletter Recebe os melhores artigos da Leak no teu email
Partilhar239EnviarPartilhar42PartilharSummarize
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

iPhone, Apple

iPhone 18? Esquece o smartphone em 2026!

por Nuno Miguel Oliveira
27 minutos atrás

Acabou-se a tradição! A Apple vai mesmo separar os lançamentos, e como tal, o iPhone 18 só chega em 2027! Sim, ele vai existir. Porém, vai chegar mais...

LIDL: 6 pechinchas obrigatórias , Gelo em minutos? A máquina do LIDL em promoção salva o teu verão, Perigo na praia: o LIDL salva o teu smartphone este verão por um super-preço, LIDL: higiene e cuidado pessoal de alta tecnologia a preços incríveis, Ventilador futurista do LIDL

LIDL: o super gadget de cozinha que te vai custar menos de 9 euros

por Ana Oliveira
57 minutos atrás

Preparar as refeições diárias pode tornar-se numa tarefa exaustiva se não tiveres os equipamentos certos à tua disposição. Por conseguinte, o Lidl decidiu dar uma ajuda preciosa aos...

Quem usa o Chrome perdeu o melhor bloqueador de anúncios

por Bruno Fonseca
1 hora atrás

Más notícias para quem usa o Chrome e detesta anúncios: o uBlock Origin. É considerado por muitos o melhor bloqueador de publicidade que alguma vez existiu mas deixou...

sony, sensores

O teu próximo telemóvel vai tirar as melhores fotos de pôr do sol de sempre

por Bruno Fonseca
2 horas atrás

Se há momento em que a câmara do telemóvel costuma falhar, é nas fotos aquele pôr do sol perfeito. Ou o céu fica todo queimado de tão claro,...

Deixar comentário
  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Anuncia na Leak
comercial@leak.pt

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Adicionar como fonte preferida
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções

Leak@2026 - Todos os direitos reservados