RTX 4080 12GB é mesmo uma RTX 4070 Ti. 30% mais lenta!

Apesar do facto de ainda não estar disponível, a versão com 12GB da RTX 4080 já foi fortemente criticada pela comunidade Gaming, porque vamos ser honestos… É uma RTX 4070 Ti, com outro nome, e um outro preço. 

Caso ainda não tenha percebido, o GPU que dá vida à versão de 12GB da RTX 4080, não é o mesmo GPU da versão com 16GB. Afinal, a RTX 4080 com 16GB tem como base o GPU AD103, enquanto a RTX 4080 com 12GB fica pelo AD104.

É um GPU mais fraco, e mais barato, e por isso mesmo, com menos potencial para a computação gráfica. É também exatamente por isso que a diferença de performance chega aos 30%.

RTX 4080 com 16GB é 30% mais rápida que a versão com 12GB. Em suma, é uma RTX 4070 Ti com outro nome, e um preço muito mais alto.

Portanto, a NVIDIA apenas disponibilizou testes para três jogos, F122, Plague Tale: Requiem e Microsoft Flight Simulator, mas mesmo com esta base tão pequena, é fácil perceber que a diferença de performance é muito significativa, e vai muito além da diferença de capacidade de memória.

Estamos a falar de placas gráficas, com o mesmo nome, mas com uma diferença de performance que anda entre os 25% e 30%. É demasiado!

Curiosamente, nestes mesmos testes, também podemos encontrar a RTX 3090 Ti, que sem acesso ao mais recente DLSS 3, ficou sempre atrás dos 3 novos modelos. No entanto, quando o DLSS 3 não é suportado, a RTX 3090 Ti ficou sempre à frente da nova RTX 4080 com 12GB de memória.

Em suma, tendo em conta a diferença de preços, a diferença de performance não é descabida. O que temos de criticar é mesmo o uso do mesmo exato nome, para dois produtos vastamente diferentes. Isto vai resultar em alguma confusão, e claro, aproveitamento no mercado.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está interessado nas novas placas gráficas da NVIDIA? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Mito ou verdade: o ar condicionado causa dor de garganta?

É suposto o ar condicionado tornar a nossa vida mais confortável. Normalmente, funciona. No entanto, há alturas em que o ar condicionado pode provocar...

Automóveis autónomos não querem que faça o dedo do meio!

A General Motors está determinada em preparar o caminho para um futuro em que os carros autónomos e os veículos autónomos façam mais sentido....

Os fumos do gasóleo representam um risco de incêndio?

O combustível, seja qual for o tipo, tem de ser manuseado corretamente. Isto porque se não tiver cuidado, o mais pequeno erro pode facilmente...

Conduzir em ponto morto poupa combustível: verdadeiro ou falso?

Uma crença comum entre os condutores é que conduzir em ponto morto poupa combustível. De facto, esta é mesmo uma das dicas mais frequentemente...

Melhore a precisão do GPS no Google Maps agora mesmo!

O Google Maps revolucionou a forma como nos deslocamos e exploramos o mundo à nossa volta. Esta poderosa ferramenta de navegação e mapeamento tornou-se...

Não tire o smartwatch do pulso quando vai dormir!

Os smartwatches e outros wearables têm muitas utilizações no que diz respeito ao acompanhamento da condição física e da saúde. Estão cheios de sensores...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados