Conhece a expressão “montanha que pariu um rato?”, pois bem, a geração RTX 40 da NVIDIA parece ser exatamente isso. Não porque a arquitetura é inerentemente má, mas sim porque a NVIDIA não quer lançar produtos realmente dignos da nova geração, para não destruir as vendas que ainda tem para fazer relativamente aos produtos da geração anterior.
A mais recente prova disto mesmo é a RTX 4060 Ti, que chegou nas últimas horas ao Geekbench, confirmando todas as especificações técnicas que já tinham sido adiantadas, e claro, o seu nível de performance. Enfim, longe vão os tempos em que uma placa gráfica de nova geração era capaz de saltar 2 gamas de preço e performance. Infelizmente, a RTX 4060 Ti não é muito mais que uma RTX 3060 Ti com esteroides.
RTX 4060 Ti é apenas 9% mais rápida que a 3060 Ti
Portanto, a informação chegou agora ao GeekBench, porque a NVIDIA e suas parceiras já devem ter enviado várias unidades para a imprensa especializada. Alguém fez um teste, e voilá, temos as especificações e nível de performance aproximado.
Desta forma, a RTX 4060 Ti aparece com 4352 núcleos CUDA (34SMs), 8GB de memória GDDR6 a 18 Gpbs, e uma frequencia máxima de 2.54 GHz. No campo da performance, temos 146170 pontos no teste GeekBench 5, o que mete a nova placa de gama média da NVIDIA ligeiramente à frente da RTX 3060 Ti, mais concretamente, 9% à frente.
9% é suficiente para uma sucessora, lançada 2 anos após o modelo original da RTX 3060 Ti? Eu acho que não, mas tudo irá depender do preço. Infelizmente, tanto as placas da gama 70, como as novas placas da gama 60, parecem não trazer nada de novo, ou especial, para cima da mesa. Mas, se a NVIDIA lançar esta placa a um preço interessante, quem sabe se não será um sucesso. Afinal, o mercado precisa urgentemente de mexidas nos preços das placas, para estimular a procura, e vontade das fabricantes de lançar algo mais apelativo.