RTX 3080 12GB de volta! NVIDIA com GPUs a mais!

Há algumas semanas noticiámos que a NVIDIA tinha decidido terminar a produção da RTX 3080 12GB, de forma a começar a sua transição para outros voos, ao mesmo tempo que acabava com este estranho modelo, ali no meio da RTX 3080 ‘normal’ e da mais poderosa (e bem mais cara) RTX 3090.

Mas… O plano saiu furado! A NVIDIA está obrigada a produzir mais placas, porque tem demasiados GPUs em stock nos seus armazéns.

- Advertisement -

RTX 3080 12GB de volta! Porque a NVIDIA tem demasiados GPUs

Portanto, a NVIDIA adorava mesmo começar a deixar as gamas RTX 20 e RTX 30 para trás, para se começar a concentrar em pleno na nova geração RTX 40. Mas… Não vai dar!

A NVIDIA tem demasiados GPUs GA102, que por sua vez, dão vida a todas as placas entre a RTX 3080, até à RTX 3090 Ti. Ou seja, 6 modelos diferentes na gama alta gaming. Isto só na gama dos jogos, visto que no total, o GPU GA102 dá vida a 14 modelos diferentes, incluindo as versões do mercado Pro, e do mercado Mining.

O que vai acontecer? Pois bem, além do regresso da RTX 3080 12GB, a NVIDIA vai baixar o preço da atual RTX 3080 10GB, para dividir bem as gamas, e assim despachar mais produto.

Isto vai resultar? Provavelmente não, porque o foco parece ser os gamers, e estes já estão de olhos postos nas novas RTX 40. Aliás, basta olhar para o relatório de contas mais recente da NVIDIA, para reparar que foi na divisão de jogos que se perdeu mais dinheiro em 2022.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Comprava uma RTX 3080 a 400~500€? Ou nem a este preço olharia para uma placa com 2 anos de mercado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.